Pages

segunda-feira, setembro 30, 2013

A Soberania de Deus

Uma das definições que o dicionário da para soberania é “Autoridade moral considerada como suprema; poder supremo, irresistível.”. No contexto teológico atual da igreja brasileira, falar em soberania suprema de Deus é quase um tabu, as pessoas olham para a situação do mundo – guerras, doenças, violência, catástrofes – e pensam “Deus não pode estar controlando tudo isso”, alguns até acham que o Diabo é que esta no controle do mundo, mas segundo a Bíblia, quem tem o controle de tudo que se passa no mundo?
Como cristão não devemos interpretar tudo que acontece somente pelo que vemos, a Bíblia nos ensina que Deus criou todas as coisas, e que Ele exerce controle completo e soberano sobre tudo que faz. A vontade de Deus não pode ser mudada. Ele é o Rei soberano sobre todas as coisas e nunca pode ser surpreendido por nada do que acontece. Ele reina sobre tudo, fazendo com que todas as coisas operem juntas para o bem de todos aqueles que O amam e que tem sido chamados por Ele para ser seu povo.
A Bíblia esta repleta de passagens que não só demostram, mas dão ênfase e exaltam a soberania de Deus, vejamos alguns textos:
  • Deus é dono de tudo. “Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.” – 1 Crônicas 29:11.
  • O homem aspira poder e autoridade, mas é Deus quem dá ambos àqueles a quem lhe agrada “Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta.” – Salmos 75:6-7.
  • O homem não pode fazer nada sem Deus. “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão” – Salmos 127:1-3.
  • Não podemos mudar a vontade de Deus. “Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!” – Jeremias 15:1.
  • Deus controla todos os homens,  inclusive as autoridades. “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.” – Provérbios 21:1.
  • Fomos eleitos conforme sua soberana vontade. “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;” – Efésios 1:11
  • Deus criou tudo e todos, e tem controle sobre tudo. “Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o Senhor, as criei.” – Isaías 45:6-8.
  • Inescrutáveis são os caminhos do SENHOR, que pode compreender Sua mente? “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” – Romanos 11:33-36.
  • O conselho do SENHOR é imutável. “Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;” – Hebreus 6:17.
  • Deus determina tudo de antemão. “Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.” – Atos 4:27-28.
  • A soberania de Deus na misericórdia e na ira. “Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.” – Romanos 9:11-18.
  • Deus dirige os passos dos homens. “O coração do homem planeja e o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos” – Provérbios 16:9.
  • O homem não pode atuar contra a vontade de Deus:
    • “Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará.” – Jó 23:13.
    • “Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR” – Provérbios 21:30.
    • “Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou, quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?” – Isaías 14:27.
Todas as coisas foram criadas por Deus, ele soberanamente controla a tudo e todos. Por isso, devemos verdadeiramente aceitar de bom grado tudo que acontece em nossas vidas, pois sabemos que tudo esta contemplado em seu plano eterno e coopera para nosso bem. Toda a gloria e toda honra seja dada ao nosso Deus, SENHOR dos senhores e Rei dos reis. Amem.
Deus abençoe,
Att: Osmar Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário