Pages

quarta-feira, abril 17, 2013

Realidade: Inveja


Inveja quer dizer: Desejo violento de possuir o bem alheio; desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem.

A inveja teve origem na frustrada tentativa de Satanás em apoderar-se dos atributos de Deus (Is 14.12-20). Lúcifer invejou o Senhor; queria ser maior que o Todo-Poderoso.
A Bíblia fala contra a inveja em Êxodo 20:17. Nos Dez Mandamentos, a Bíblia usa o termo "cobiçar", que é um sinônimo para "inveja". Deus colocou a inveja entre os dez pecados mais graves. Deus vê claramente a inveja como sendo algo destrutivo para o bem-estar do próximo, como vemos em Pv 14:30: "Um coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos."
A Bíblia identifica a inveja como sendo algo muito grave, igualando com "homicídio, contenda, engano e malícia" (Rm 1:29). Como também com "os maus pensamentos, a imoralidade sexual, roubo, assassinato, adultério, cobiça, maldade, falsidade, lascívia, calúnia, arrogância e insensatez." (Mc 7:21). Ela ressalta que foi por inveja que Jesus foi entregue para ser crucificado (Mt 27:18). Embora muitas pessoas tentem sugerir que a inveja não seja um grande mal, a Bíblia nos diz claramente o contrário.
Como a inveja é um mal, suas consequências são graves em vários âmbitos, tais como a família, a igreja, os relacionamentos, no trabalho, entre outros. Por exemplo os irmãos de José, movidos pela inveja, fizeram males terríveis para ele. A maldade traz consequências ruins e pode acabar minando a fé do crente. José tinha uma estrutura espiritual que poucos têm, mas a experiência mostra que muitos se deixam abater e abandonam o caminho do Senhor ou seus ministérios. 
O espírito da inveja é um dos mais terríveis, porque ele vem dissimulado de zelo, cuidados, aparência de piedade e muita astúcia. Quando Satanás foi tentar Jesus, o fez oferecendo promessas que não cabiam a ele cumprir, porque todo o poder fora dado a Jesus e ele O invejava (Mc 4:1-11). 
Quem serve a Deus verdadeiramente não deve sentir inveja do seu próximo nem praticar o mal. O Senhor chamou-nos para ser luz em meio às trevas. Convém que o crente se policie acerca dos seus sentimentos e procedimentos, se suas atitudes são frutos de zelo e cuidado, ou se por trás não está sendo instigado pelo espírito de inveja.
Se, ao contrário, você está sendo alvo de inveja ou de maldades, procure olhar para o alto, para aquele que lhe dá a salvação e o livramento. Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem (Rm 12.9,21), como foi no caso de José com seus irmãos e de Jesus, que chamou Judas de amigo (Mt 26:50). Jamais esqueça que os olhos do Senhor estão atentos. Ele é justo e o seu rosto está voltado para os retos (Sl 11.4-7).
Em 1 Co 13:4 diz: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece”. Devemos vencer a inveja com o amor. E esse amor que nos faz vencer está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5:5b).

Nenhum comentário:

Postar um comentário