Pages

terça-feira, abril 16, 2013

Dicas: Dicas para o Inverno


O Inverno favorece o ganho de peso. 
Fique por dentro do que pode ser feito para que isso não aconteça.

O friozinho já começou a dar as caras e, com ele, as comidas deliciosas e tentadoras. Muitas pessoas creem que, no inverno, comemos mais porque precisamos repor a energia gasta para manter estável a temperatura interna do corpo. Isso não está errado, mas o inverno brasileiro não é tão rigoroso a ponto de exigir grandes esforços do nosso organismo para manter o equilíbrio térmico, por isso podemos concluir que a principal razão de aumentar o consumo alimentar, está relacionada à sensação de bem estar que a comida gera em nosso corpo, ou seja, quando comemos produzimos calor para a transformação e a digestão dos alimentos, o que nos dá uma sensação de conforto térmico.

De acordo com isso precisamos tomar alguns cuidados nessa estação do ano para que não haja muito ganho de peso, principalmente aqueles que estão passando por alguma reeducação alimentar. Nessa época podemos destacar comidas mais calóricas como o caso do fondue, se você gosta muito desse prato, procure fazer um fondue com queijo magro, como a ricota ou  se o seu ponto fraco sejam os chocolates, invista nos amargos e sacie-se apenas com um quadradinho da barra. 

Procure investir nas sopas, elas são as grandes aliadas dessa estação, mas é necessário ficar de olho ao escolher os ingredientes, pois um prato de caldo de carne com legumes tem 120 calorias. Se for creme de palmito com creme de leite vai para 190 calorias. Evite também os preparos com muito azeite, que é calórico, sopas que levam macarrão, queijos amarelos, bacon, creme de leite e pão italiano. Os grãos, como lentilha e grão-de-bico, apesar de saudáveis, se não forem misturados com vários legumes, tornam a sopa mais densa e calórica. Por último o queijo ralado também deve ser usado com moderação, pois uma colher tem 90 kcal.
 
O importante nesse inverno é manter a forma, mas também aproveitar os melhores sabores do friozinho. Para ajudar abaixo estão duas receitas light, que você poderá está fazendo:


Fondue Light de Queijo
Ingredientes: 
1 xícara de chá de leite desnatado;
1 colher de sobremesa de farinha de trigo;
2 xícaras de chá de queijo prato light ou minas padrão ralado;
1 pote de cream cheese light;
1 copo de requeijão light;
6 fatias de pão integral.

Modo de preparo:  em uma panela, dissolva a farinha no leite e acrescente o queijo. Em fogo baixo, junte o cream cheese, o requeijão, o sal e a noz moscada até ficar homogêneo. Corte o pão em quadradinhos e coma com o fondue. 
Dica : São 230 calorias a menos que o fondue de queijo tradicional. 

Sopa de Abóbora com Queijo Branco
Ingredientes:
1 colher (sopa) azeite;
1 cebola pequena ralada;
2 dentes de alho amassado;
1kg de abóbora japonesa, sem fibras e sem sementes, cortada em cubos (cerca de 5 xícaras);
300 g de mandioquinha descascada;
4 xícaras de água;
caldo de galinha (caseiro);
sal e pimenta a gosto;
1 xícara de leite desnatado;
4 colheres (sopa) de requeijão light;
150g de queijo minas em cubos bem pequenos;
1 colher (sopa) salsa picada.

Modo de preparo: aquecer o azeite e juntar a cebola e o alho para dourar. Acrescentar a abóbora e mandioquinha, a água, o caldo de galinha, o sal, a pimenta e cozinhar por 20 minutos ou até a abóbora ficar macia. Bater no liquidificador até obter uma mistura homogênea e então acrescentar o leite, bater um pouco mais e verificar o tempero. Colocar em tigelas individuais, adicionar o requeijão e o queijo, fazendo círculos para decorar por cima e salpicar a salsinha.
Rendimento: 4 porções / 150 kcal por porção.

Nutricionista Keilla Maylla Comar  CRN 6509

Nenhum comentário:

Postar um comentário