Pages

segunda-feira, março 11, 2013

Termo: Coragem


O mesmo que firmeza, ânimo de espírito, energia diante do perigo. O Senhor sempre exortou o Seu povo a ser corajoso, Dt 31:6; Js 1:6; 10:25; Sl 31:24; At 23:11. O contrário de coragem é covardia, ou seja, fuga ou ocultação em momentos de perigo e dificuldades constrangedoras. A Bíblia afirma que os covardes não terão parte no reino de Deus, Ap 21:8, porque o reino de Deus se obtém com esforço e galhardia, Mt 11:12. A coragem absorve os termos “esforço”, “determinação”, “destemor”, “confiança destemida”, “trabalho”.
Esta é uma virtude que não pode faltar à mulher cristã, à mãe que quer vencer, à esposa que deseja a vitória no casamento, à dona-de-casa que deseja ser bem sucedida. São inúmeras as situações que conflitam com a capacidade da pessoa de enfrentar e resolver situações. Satanás trabalha incessantemente para desanimar, destruir, roubar e matar. Ele procura tirar as forças das pessoas, para que se tornem presas fáceis da sua malignidade. Ele lança setas de incapacidade diante dos perigos e, como o gigante Golias, desfere impropérios e afrontas a cada instante. Ele usa pessoas, poderes, para que a pessoa desista em sua caminhada ou fique totalmente na dependência de outras pessoas para que suas coisas se realizem.
A mulher não pode ficar sempre dependendo de outros para suas realizações. Ela deve ser imbuir de coragem, de destreza, de força e ânimo, para que o inimigo não prevaleça em sua área de atuação. Paulo demonstra, em Ef 6:10-18, a provisão divina para os momentos de perigo: tomar a armadura de Deus, precaver-se contra as astutas ciladas do diabo e enfrentar as lutas com fé e certeza da vitória, como Davi, 1 Sm 17. Nossa fonte de energia está em Deus, Fp 4:13. Ele suprirá cada uma das nossas necessidades – inclusive de coragem e força – por meio de Cristo Jesus, Fp 4:19.
Temos vários exemplos de mulheres corajosas que enfrentaram situações difíceis e se destacaram por sua atuação, como Débora, Ester, Rute, a mulher sunamita, Abigail, Maria, a mãe de Jesus, entre outras. Como diz em Hebreus 11, são as mulheres valorosas que venceram pela fé, tirando “força da fraqueza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário