Pages

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Reflexão: A Plenitude Cristã


“E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” – Efésios 3:19

O texto acima demonstra que quando conhecemos o amor de Cristo, seja por meio de uma experiência pessoal ou na leitura bíblica, esse amor excede nosso entendimento, a ponto de nos levar a ficar cheios, ou melhor, transbordados da presença do Senhor, que significa viver na plenitude Cristã.
Plenitude significa ser pleno, ou seja, cheio do Espírito Santo. A busca pela o Consolador deve ser incessante e particular, sendo que está busca é marcada pela oração, leitura da palavra de Deus, obediência aos princípios bíblicos e a escolha de uma vida de santidade.
A transformação do Cristão, para ser cheio do Espírito da Verdade, se inicia no Novo nascimento, marcado pela mudança de vida, princípios e atitudes.  Entretanto a mudança, não é apenas exterior, mas interior, com a transformação no coração e na mente, por meio de fé e arrependimento.
Quando passamos pelo processo de transformação, existem marcas exteriores que são possíveis de notar, que o Espírito Santo, agente da transformação, fez morada em nós.
A primeira marca é obediência, porque aquele em que Deus, transforma o que fica evidente é a reverencia em seguir os preceitos do Senhor, ou melhor, em seguir os mandamentos do Pai, pois o inverso da obediência é nada mais, nada menos, que a desobediência, e está é a palavra que define o pecado, que é errar o alvo, ou seja, desobedecer às ordens do Senhor.
A segunda marca é o desapego ao mundo, lhe certifico que está atitude é evidente nas pessoas, que passaram pelo processo de mudança de Deus, porque realmente, quando nos encontramos com Jesus, nosso desejo com o mundo deve ser extinto, porque Cristo não se relaciona com o pecado, mas ama o pecador.
A terceira marca no Cristão é o fruto do Espírito, neste ponto não posso deixar de opinar, quero dizer que acredito que este ponto é fundamental e importante. O próprio Cristo alertou que é pelos frutos que se conhece uma arvore, e não pela beleza exterior, por isso deixo o alerta, que arvores boas/santas produzem frutos bons/santidade.
E quarto e ultimo marco, a pessoa transformada tem em seu coração uma visão de crescimento do Reino de Deus, ou seja, uma visão de pregar a mensagem de Cristo, mensagem de arrependimento, de transformação, mensagem de salvação. Pessoas transformadas tem o coração sensibilizado em ganhar almas para Cristo, porque entendeu o sentido do evangelho.
Todavia a transformação se encontra fundamentada e baseada no autor e consumador da nossa salvação, que se chama Jesus Cristo. Por isso a conclusão, que queremos estimular em você, leitor é de uma plenitude no Espírito Santo, mas que também se assemelhe com a imagem do Senhor.
A plenitude de Cristo, é uma busca inacabável, em conhecer, em se aproximar, do Senhor e de entender o amor dEle por nós, na cruz. Amor de Jesus, como sempre digo é incondicional, porque não depende da situação, o amor permanece o mesmo, por isso que se chama amor ágape, porque transcende o mundo que vivemos. Portanto conhecer o amor de Deus, somente quando compreendemos a morte de Jesus, e aceitamos a salvação, que obtemos através dEle, esse amor incomparável.
Que Deus te abençoe!

Por Rafael Barbosa

Um comentário:

  1. Olá pessoal do blog, que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês.
    Achei muito interessante esta reflexão e a forma como foi escrita também, pois percebo que foi escrita com muito amor no coração e sabemos que o amor é o vínculo da perfeição!
    Permanecei pois firmes no Senhor e sabeis que o vosso trabalho não é em vão no Senhor!

    ResponderExcluir