Pages

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Dica: Dicas para começar bem esse ano novo


Após os excessos das épocas festivas você começa a pensar: ano novo, vida nova, hábitos alimentares novos. Mas se seu objetivo é perder peso, antes de começar terá que se conscientizar que perder peso não é apenas fazer dieta. O mais importante é mudar o seu estilo de vida para que consiga atingir e manter o seu peso ideal. 
Perder peso é uma questão de reduzir o que você come e aumentar a quantidade de exercício físico, ou seja, as calorias ingeridas versus as gastas determinam a sua perda de peso. Mas você não pode limitar a fazer somente isto, existem outros pontos importantes na sua perda de peso e manutenção. Abaixo estão algumas sugestões para lhe ajudar a criar um estilo de vida mais saudável:

1 – Fique atento as porções: a melhor forma de controlar as calorias ingeridas é fazer o controle das porções que coloca no prato. Amontoar comida no prato pode fazer com que fique tentado a comer tudo. Comece com pequenas porções e retire um pouco mais, apenas se ainda sentir fome. O controle das porções é duplamente importante quando comer fora.

2 – Mastigue bem os alimentos: é realmente impressionante como hábitos simples podem promover mudanças significativas na qualidade de vida das pessoas. Um hábito extremamente importante para a manutenção de uma vida equilibrada está ligado ao simples ato de mastigar a comida vagarosamente e diversas vezes. Quando mastigar mais, você necessitará de menos comida porque conseguirá extrair mais nutrição de seus alimentos.

4 – Procure consumir os vegetais em primeiro lugar: os vegetais são ricos em fibras e pouco calóricos. Se começar uma refeição com estes irá comer menos, pois as fibras proporcionam uma sensação de saciedade mais rápida e como consequência você diminuirá o consumo de outros alimentos mais calóricos e ricos em gorduras.


5 - Não pule refeições: para manter o nosso corpo funcionando sem problemas é necessário que tenhamos 6 refeições diárias que são café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, e lanche da noite, entre as refeições tem que haver um intervalo de no máximo 3hs porque se não na próxima vez que você for comer você estará com mais fome e comerá mais do que o necessário.

6 - Beba bastante água: a água em nosso organismo é essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção. Desempenha um papel-chave na estrutura e na função do sistema circulatório e age como um meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias corpóreas. Além disso, a água é imprescindível para a manutenção da temperatura corporal. De acordo com isso tenha sempre em mãos uma garrafinha de água e tome de 2L ou mais por dia.

7 - Faça lanches saudáveis: desta forma opte por alimentos com baixo teor em gorduras, evite os produtos processados e insira as frutas e produtos lácteos (desnatados/semi-desnatados ou light) nos seus lanches.

8 - Faça atividade física regularmente: lembre-se que qualquer tipo de atividade física é benéfico, podendo ser uma simples caminhada de 40 minutos/3vezes durante a semana ou outro tipo de atividade.

9 - Faça um diário alimentar: esta é uma forma de  ajudar tanto na perda de peso como na sua manutenção. Registre o que comeu e sua quantidade e a atividade física que realizou. Desta forma, poderá analisar o que poderá ter corrido mal e o que deverá mudar.

Lembre-se: grandes objetivos começam a consolidar-se através de pequenas mudanças diárias. Desta forma, comece esta caminhada de hábitos saudáveis passo a passo, tenha em mente cada mudança e faça dela um estilo de vida e dessa forma você viverá com mais saúde e mais disposição para suas tarefas diárias.

PACIÊNCIA, DETERMINAÇÃO E DISCIPLINA 
são indispensáveis, para que você alcance suas metas.

Nutricionista Keilla Maylla Comar - CRN 6509

Nenhum comentário:

Postar um comentário