Pages

sexta-feira, novembro 23, 2012

Reflexão: Respeito


Respeito é uma atitude característica das pessoas que gozam de muito prestígio e admiração nos grupos onde convivem, mas também é uma atitude interior de prestação de honra e dignidade ao próximo. O respeito conduz a um comportamento que demonstra a consideração, deferência e a importância que uma pessoa dá a todas as demais pessoas. A atitude de respeito é aprendida no processo de educação durante a infância e adolescência, principalmente através de exemplos das condutas dos educadores, pais, familiares e professores. Na fase adulta é aprendido num processo de reeducação, que depende da vontade pessoal.
Todos sentem um anseio natural de serem respeitados e muitos vivem cobrando esta atitude das pessoas com as quais convivem. Todavia, o respeito não é algo que se obriga, mas que se conquista. A pessoa que deseja ser respeitada, deve, antes, respeitar: “Quem dá, recebe”, Lc 6:38. 
Dentre as qualidades que se devem cultivar no casamento, na família e em todos os relacionamentos humanos, o respeito é uma das principais. O casal que perde o respeito um pelo outro, está fadado ao insucesso no casamento. A falta de respeito entre pais e filhos é vital para a formação do caráter destes. Em todas as áreas da vida o respeito é muito necessário, sendo indispensável para o benefício dos relacionamentos. 
As pessoas respeitosas demonstram ter consciência de que cada ser humano é único em sua função específica. Sentem muita gratidão, honram, apoiam  e estão presentes na vida de seus pais quando estes necessitam. Admiram e reconhecem o mérito e a importância da mulher na vida familiar e social como um ser intuitivo, sensível e equilibrador. São excelentes suportes, educacional, moral e material da própria família, esposa e filhos. Acatam e ponderam o ponto de vista das outras pessoas como fonte de novas idéias. Cultivam um relacionamento formidável com as pessoas mais experientes e mais idosas.
Quem desenvolve o respeito obedece conscientemente normas ou regras de comportamento que reconhecem defender o bem comum. Submetem-se espontaneamente à ordem e disciplina social que visa a qualidade de vida para todos.  Seguem, ainda, livremente as determinações das leis que favorecem o equilíbrio de todos os seres da natureza.

Por Alaid S. Schimidt
Fale com ela

Nenhum comentário:

Postar um comentário