Pages

terça-feira, outubro 23, 2012

Estudo: Voltando a excelência do conhecimento acerca de Deus!


Salmo 19

Como é bom poder contemplar as pessoas respondendo sim, ao chamado da salvação. Não há como resistir ao poder deste chamado que foi selado com o sacrifício de Jesus na cruz. E ao longo de nossa vida cristã, somos desafiados a vivermos um constante progresso no que diz respeito ao conhecimento acerca de Deus. No entanto, muitos de nós, ao invés de continuarmos experimentando do privilégio de conhecermos mais a Deus, nós regredimos, nós esfriamos, nos tornamos mecânicos e nos acomodamos. Diferente do início, quando nos encantávamos pelas oportunidades de conhecer mais a Deus, quando nosso coração pulsava mais forte, quando tínhamos sede e fome do conhecimento acerca de Deus, agora que o tempo passou, somos como robôs, totalmente mecânicos, não nos interessamos mais pelo conhecimento acerca de Deus. Mas Deus está nos esperando, independente se já vivemos o bastante ou não na vida cristã, para que voltemos experimentar as excelências do conhecimento acerca dEle.
Transição: No texto em que nós lemos, o salmista Davi nos leva justamente a refletirmos sobre o conhecimento que temos acerca de Deus. Este texto, nos faz enxergar que embora não busquemos e nem desejemos tal conhecimento, ele está disponível de uma forma simples e clara, com um poder transformador.

1ª A excelência do conhecimento acerca de Deus através da revelação natural; v.s. 1-6
Logo no início, o salmista nos faz entender que ao olharmos para o céu, ao olharmos para a natureza, ao olharmos para as coisas criadas temos a oportunidade de conhecermos a Deus.
Mas a excelência da revelação natural é mostrada pelo salmista através de quatro maneiras:
1.1 É uma revelação esclarecida; v.s.1;
Davi nos mostra que Deus colocou suas impressões digitais na obra da criação, o sol, a lua, as estrelas, os montes, os campos, as aves do céu, os peixes do mar, os animais terrestres, tudo isto, revela o conhecimento acerca de Deus.
1.2 É uma revelação diária; v.s 2
O salmista também nos revela que Deus a cada amanhecer através do orvalho, a cada entardecer através do por sol, o Criador se mostra frequentemente, ele não pula nenhum dia, seja feriado ou dia chuvoso, através da natureza, o Senhor o conhecimento a seu respeito.
1.3 É uma revelação sem diálogo; v.s. 3 e 4
O salmista nos diz que a comunicação da natureza revelando o conhecimento de Deus é sem diálogos, sem frases, sem verbos e substantivos. Pois as palavras são reveladas aos nossos olhos, por meio dos mares e oceanos e animais migratórios.
1.4 É uma revelação sublime; v.s 5 e 6.
Davi mais uma vez nos encanta com o revelar do conhecimento acerca de Deus por meio da criação. Pois a criação é sublime, por ser notada em todos os continentes, em diferentes estações, a excelência da revelação natural, é esclarecida, é diária, é sem diálogos e é sublime.

2ª A excelência do conhecimento acerca de Deus através de sua palavra; v.s. 7-10;
Davi agora nos mostra, que além do Senhor revelar o conhecimento acerca de si aos homens através da criação, Ele também o faz, através de sua palavra.
O salmista denomina a palavra de Deus em: a lei do Senhor, o testemunho do Senhor, os preceitos do Senhor, os mandamentos do Senhor e em os juízos do Senhor. Ele também qualifica a palavra de Deus em: perfeita, fiel, reta, puro e verdadeiros. Davi também nos mostra a ação das escrituras em nós quando elas nos: refrigeram a alma, nos concedem sabedoria, nos alegram o coração e nos iluminam os olhos.
Deus revela o conhecimento acerca de sua pessoa também através de sua palavra.
Mas nós não a valorizamos, nós não a desejamos, nós não nos interessamos por ela. Apenas a utilizamos como um amuleto nas horas de necessidade. Não a lemos, não desejamos ouvi-la, não valorizamos os momentos que são destinados para o ensinamento da Bíblia. Por isso, o profeta Amós nos alerta:“E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão.” Amós 8:12. Mas Deus está querendo revelar a nós um conhecimento acerca de si através das escrituras, pois a palavra de Deus tem identidade, tem qualidades e tem poder funcional.

3ª A excelência do conhecimento acerca de Deus através de uma vida transformada diariamente; v.s.11-14
Além da criação e da palavra de Deus, o Senhor revela o conhecimento acerca de si, através de uma vida transformada a cada dia. Por isso, Davi nos mostra que através desta excelência, meu falar, meu agir, meus sentimentos, minhas motivações, devem ser afetadas pelo poder de Deus, nos transformando a cada dia, para que as pessoas conheçam a Deus através de nós.
Não devemos nos conformar com o que já conhecemos de Deus, mas a cada dia, temos a oportunidade de conhecê-lo mais, e o salmista nos revela que podemos conhecê-lo mais, através da natureza, das escrituras e do transformar diário de nossas vidas.

Por Kayo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário