Pages

terça-feira, outubro 09, 2012

Estudo: Torre de Vigia


Hc 2:1: “Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido”.

Naquela época era normal em volta da cidade ter os muros altos, para proteção e etc, e eles construíam então umas torres, mais altas que os muros, e como o próprio nome já diz, era para vigiar.
É claro que a “Torre de Vigia” é uma representação de algo, e que tem ensinados valiosos para nós. E ela tem algumas particularidades, das quais quero comentar um pouco.

1) É um lugar onde poucos querem estar
- De 12 espias, apenas 2 confiaram em Deus
- Mt 22:14: “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos”
- Jo 4:23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. O Pai procura porque são poucos os verdadeiros adoradores.
- É um lugar onde poucos querem estar porque a princípio não tem beleza, não tem conforto, não tem honra e aparentemente nada de bom.

2) É um lugar de Solidão
- A partir do momento que nós recebemos Jesus como Salvador, automaticamente nos opomos a muitos.
- Vemos que a solidão foi companheira de José do Egito por muitos anos.
- A solidão se fez presente na vida de Jesus também. Mesmo tenho 12 homens, que tiveram a oportunidade de andar com Ele, tiveram momentos que Ele ficou só. 
- Mas a solidão tem duas particularidades lindas: 1- Ela tem um propósito definido. Quem sabe Deus possa usar e/ou permitir a solidão para atingir propósitos necessários na sua vida. 2 – Ela não é para sempre. Pois quando o propósito for atingido, ela cessará.


3) É um lugar de a sós com Deus
- Mt 6:6: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente
- Quando Davi era pastor de ovelhas, fez disso um tempo de a sós com Deus.
- Quem sabe Deus esteja permitindo a solidão para você ter um a sós com Ele.
- O a sós com Deus é um tempo que é só para Deus, exclusivo d´Ele. Posso dizer que seja um tempo de qualidade.

4) Não é um lugar para qualquer um
- Não estou dizendo que é um lugar para quem é mais bonito, ou mais rico e etc. Mas vamos entender o porque não é um lugar para qualquer um, ok?

4.1) É para quem quer
- Is 6:8 :” Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim
- Infelizmente nem todos estão dispostos a se doarem e assumirem responsabilidades e compromissos com Deus
- Deus não escolhe uma pessoa só pela sua beleza, pela sua condição ou pelo seu status, mas Ele vê o coração, a sinceridade e a disponibilidade em aceitar e fazer a Sua vontade

4.2) É para quem entende
- Mt 22:14: “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos
- Só é escolhido quem entende o seu chamado, e infelizmente, são poucos.

4.3) É para quem se esforça
- Eu sempre digo que tem a parte de Deus, e a nossa parte. E para vivermos o que Deus tem para nós, precisamos nos esforçar.

4.4) É para quem está preparado
- Esse estar preparado nada mais é o fruto do relacionamento com Deus.
- Quando Davi foi se apresentar ao rei Saul para enfrentar Golias, ele disse: “Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo” (1 Sm 17: 34-36)

5) É um lugar para se ter experiências com Deus
- É no, a sós com Deus, que temos as maiores e mais profundas experiências com Ele. Se você ainda não experimentou isso, não perca mais tempo.
- Quem se coloca na brecha, quem ora, quem busca, quem jejua, quem faz da bíblia seu alimento diário, é impossível não ter experiências com Deus
- As experiências com Deus são particulares. Pode ser que Deus se revele para o coletivo, mas Deus nos chama e insiste em termos particularidade com Ele.
- Eu posso dizer que só não tem experiência com Deus quem não quer.

6) É um lugar de privilégio
- O mesmo lugar que a princípio não era bonito, não tinha conforto e nenhuma honra, é o mesmo lugar que percebemos ser um lugar de privilégio, por tudo o que Deus fez e aconteceu.
E assim sendo, é impossível desejar outra coisa, pois teremos a certeza que ali foi onde crescemos, aprendemos e vivemos coisas lindas em Deus, e não trocaremos isso por nada.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário