Pages

quinta-feira, setembro 06, 2012

Reflexão: Meditação em Rm 4:4


“Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida”, Rm 4:4

A graça é dom gratuito de Deus, por meio da qual, pela fé, sem dinheiro e sem preço, o pecador pode alcançar a salvação de sua alma. Isto não vem de obras (Ef 2.8,9). A recompensa pela salvação é imputada a Cristo e não ao serviço prestado pelo cristão. A graça ignora o melhor serviço, pois ela depende totalmente da obra de Cristo e da fidelidade divina.

Já o galardão depende totalmente do crente, da sua fidelidade e do serviço prestado a Deus. O galardão é meritório, como o salário recebido pelas obras de labor e sacrifício. Deus haverá de recompensar o serviço prestado no Seu reino pelos salvos. O homem pode não reconhecer, não valorizar, mas Deus é fiel e justo, Ele recompensará o mais simples serviço daquele que o faz com amor e zelo.

Um dia os discípulos de Jesus quiseram saber que recompensa eles teriam por abandonarem tudo e O seguirem. Jesus respondeu que, na regeneração, eles seriam assentados em tronos e teriam muitos privilégios, mas também já seriam galardoados na terra, herdando a vida eterna e recebendo “cem vezes tanto” aquilo que deixaram (Mt 19.27-29).

Paulo se esforçava na evangelização não por causa da graça, mas por causa da dívida (Rm 1.14-16). Reconhecido pela graça salvadora que havia a ele se manifestado, Paulo se considerava um devedor para com os perdidos, o que o levava a trabalhar muito mais do que qualquer outro. Ele tinha certeza que receberia o seu galardão (1 Co 15.57-58).

Sendo um salvo pela graça, que as promessas do galardão possam inspirar você a realizar maiores obras para Deus, a regozijar-se no sofrimento pela causa do Mestre e a amar muito mais o Senhor e as almas pelas quais Ele deu Sua vida. Não desista: a sua recompensa virá do Justo Juiz.

Por Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário