Pages

sexta-feira, setembro 21, 2012

Estudo: As três dimensões do verbo ter em um milagre!


Texto: João 6: 1-14

Os milagres no que diz respeito ao poder de Deus, realmente não há o que discutir, o Senhor tem todo poder e pode realizar qualquer coisa, conforme expressou o anjo, sobre o poder de Deus a Maria, “porque para Deus nada é impossível (Lucas 1:37)”.
E no decorrer do evangelho de João, o poder de Deus é revelado através dos atos de Jesus e muitos milagres acontecem. Em um casamento, quando não havia mais vinho, Jesus realiza um milagre e transforma água em vinho, (João 2:1-11). Um pouco adiante, sem estar perto do filho do oficial do rei, Jesus cura o rapaz, proclamando apenas uma frase, “disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.” (João 4:50)
Cristo ao encontrar um homem que estava enfermo há trinta e oito anos, cura-o com seu poder, “Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava.” (João 5:8-9)
Podemos perceber pelas citações bíblicas que Jesus realiza todo tipo de milagre, independente das condições apresentadas. No entanto, existem milagres que Jesus realiza, condicionados a nossa postura, se não agirmos naquilo que nos compete, Deus também não agirá ao nosso favor. 
Transição: No texto acima citado, acontece o milagre da multiplicação dos pães e peixes, neste contexto, estão inseridas várias pessoas e uma necessidade, alimento para toda gente. Dentre estas pessoas, havia uma multidão que seguia a Jesus, para ver a realização de milagres, estava ali também, os discípulos do mestre que já haviam visto a realização de vários milagres e Jesus aquele que realiza os milagres, ali estava também. O dia vai passando, a fome apertando e ninguém se habilita a ajudar. Jesus diz para um dos discípulos para que ele providencie pães, mas este diz que não podia ajudar. Após esta pergunta de Jesus, nenhum dos discípulos mostra interesse e não tem nenhuma atitude. No entanto, alguém manifesta interesse em ajudar, e logo um dos discípulos diz a Jesus, “está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?” (João 6:9). Mesmo sendo tão pouco, alguém escolheu ter uma atitude, e entregar tudo o que possuía, para que algo de bom pudesse acontecer.
Mediante a esta palavra do discípulo a Jesus, vamos meditar no tema: As três dimensões do verbo ter em um milagre!


1ª A dimensão de ter uma pessoa disponível; “está aqui um rapaz que tem...”
Diante de toda aquela necessidade, os discípulos que já haviam visto água ser transformados em vinho, paralíticos andarem e outros milagres mais acontecerem, não se oferecem, para que Jesus pudesse usá-los também. Mas alguém que estava ali, não sabemos se esta pessoa já havia visto milagres acontecerem, se esta pessoa havia visto algum ato sobrenatural de Jesus, o fato é que este rapaz, assim denominado pelo discípulo, se dispõe a ajudar e mostra a Jesus que tem disponibilidade. Dentre toda aquela gente, nenhum homem, nenhum curioso, nenhum discípulo se dispõe e não se disponibilizam, mas este rapaz se dispõe e Jesus não rejeita sua disponibilidade e assim o primeiro passo para realização de um milagre que esteja condicionado a nossa postura, pode ser realizado, pois alguém tem disposição. Assim também é conosco, sejamos experientes ou não, tenhamos influências ou não, sejamos discípulos ou não, Jesus conta com nossa disponibilidade, pois através dela, Ele pode realizar muitos milagres. Por isso, a primeira dimensão do verbo ter em um milagre, é a dimensão da disponibilidade de alguém.

2ª A dimensão de ter algo para oferecer; “está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos...”
Mediante a comodidade dos discípulos, um rapaz se disponibiliza. Não entanto, esta disponibilidade, vem acompanhada de uma oferta. Este rapaz poderia ter escondido seu lanche para não repartir com ninguém e ter-se oferecido, para ir ao mercado mais próximo para comprar comida, bastava alguém dar dinheiro, este rapaz, poderia ter sido egoísta, miserável. No entanto, sua disponibilidade vem acompanhada de uma oferta, ele não apenas disponibilizou-se a si mesmo, mas também tudo aquilo que ele tinha, mesmo sendo uma quantidade pequena, ele oferece a Jesus, ele dá a Jesus, este rapaz tem algo para oferecer. Assim também deve ser nossa postura, devemos ter a dimensão de nos oferecer, mas também, ter a dimensão de ter algo a oferecer, seja o que for, nosso tempo, habilidades, conhecimento, dinheiro e outras coisas mais, devemos oferecer algo a Jesus. Um milagre condicionado a nossa postura será realizado, quando compreendermos que a segunda dimensão do verbo ter em um milagre, é a dimensão de ter algo a oferecer a Jesus. 

3ª A dimensão de ter a convicção de que você e sua oferta se reduzem a nada, se não estiverem nas mãos de Jesus; “E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos “ João 6:11
É importante destacarmos que dentre toda aquela multidão, havendo várias pessoas diferentes, havendo a disponibilidade de alguém, havendo a oferta, nada aconteceria, se esta disponibilidade não fosse para Jesus, se esta oferta não fosse para Jesus. Este rapaz, poderia ter vendido dentre as pessoas ali, todo o seu lanche e assim, ter conseguido dinheiro. Este rapaz, poderia ter desmerecido a Jesus. No entanto, este rapaz, compreendeu a dimensão do verbo ter em um milagre condicionado a nossa postura, por isso, ele tem voluntariedade, por isso, ele tem algo a oferecer e para que o milagre se concretizasse, ele teve a dimensão de ter a convicção de que sua voluntariedade e oferta, se reduziriam a nada, se não fossem entregue nas mãos da pessoa certa, neste caso, Jesus era o único que poderia alimentar toda uma multidão, apenas tendo cinco pães e dois peixes. Assim também é conosco, devemos ter a dimensão de que minha voluntariedade por si só, não realiza nada, minha oferta, por si só, não realiza nada, mas se juntarmos a voluntariedade e a oferta e entregarmos a Jesus, daí sim, o milagre poderá ocorrer.

Por Kayo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário