Pages

sexta-feira, agosto 03, 2012

Reflexão: Invista e Edifique certo


Lc 14:28-30: “Pois, qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar, e não pôde acabar”.

Toda edificação tem seus pilares de sustentação, pois sem estes é impossível erguê-la e que ela permaneça.
Agora, tudo que construímos em nossa vida, tem que ter algum pilar, mesmo sendo bom ou ruim, firme ou não.
Ao dizer essas palavras, Jesus não está nos impedindo de edificar alguma coisa, mas Ele está nos ensinando a maneira correta de se fazer.
Tudo o que fazemos, não deixa de ser uma edificação. Como por exemplo: nossos relacionamentos, nossos estudos, nossa carreira profissional e principalmente na questão espiritual e ministerial.
Então podemos pensar em algumas perguntas: O que estamos edificando? Como estamos edificando? Onde estamos edificando? Porque estamos edificando? Para que estamos edificando? Quando estamos edificando?
Quero te convidar a nesse momento fazer o que Jesus disse, a parar, e fazer uma reflexão, e eu creio que o Espírito Santo ministrará no seu coração aquilo que você precisa.

- Faça um planejamento antes
Não construa qualquer coisa e nem de qualquer jeito.
Fazer um levantamento para saber o que precisa quanto precisa e como investirá os recursos é a melhor forma para fazer o que é certo. Isso não só nos guiará a fazer o que é certo, mas evitará muita dor de cabeça depois.
Como estamos falando de questões espirituais também, tais como o chamado e ministério, e temos a disposição o agir e vontade de Deus, podemos e devemos fazer esse levantamento, ou planejamento, buscando ao Senhor para que Ele nos guie e nos confirme o que precisamos. E como que Deus nos responde e nos guia para a Sua vontade para as nossas vidas.

- Faça o que for preciso
Muitas vezes tendemos a crer que Deus fará tudo por nós. O que Deus fez e faz é o que nós, é o que não podemos, isso é fato, mas existem coisas das quais nós temos que fazer, e que essas coisas Deus não fará por nós. Tais como: orar, jejuar, ler a Bíblia, se dispor, vigiar e etc.
Invista o quanto for necessário, ou seja, não tenha medo e nem preguiça de fazer o que for preciso, pois tudo o que fazemos em Deus e para Ele, veremos que não foi perca de tempo, mas foi um investimento.
Você já deve ter ouvido, ou até mesmo ter dito a frase: “O barato sai caro”. Pois é, e como isso é uma realidade. É claro que existem coisas boas e baratas, e é o que sempre procuramos, mas sabemos que a maioria das coisas na vida que é bom, é cara, e comprar algo caro e bom, sabemos que é algo de qualidade e que durará mais tempo. Assim é conosco, se queremos que aquilo que estamos construindo seja algo de valor e perdure por muito tempo, e porque não dizer para sempre, temos que fazer o que for preciso, mesmo que isso seja caro, mas sabendo que é um investimento bom. 

- Faça certo para não ter que refazer depois
Nossos pais sempre nos ensinaram o seguinte: Faça certo, para não ter que refazer. E como demorei a aprender isso, foi necessário eu errar e “quebrar a cara” algumas vezes para aprender. Que bom seria se sempre aprendêssemos algo sem precisar que isso acontecesse, né?
Quando se precisa refazer algo é porque esse algo não esta certo, ou porque não saiu como desejamos, e isso pode ser proveniente de falta de atenção, ou até por incapacidade nossa.
Seguir esses passos de fazer um planejamento e se preparar, e fazer o que for preciso não só fará com que edifiquemos algo bom, mas evitará termos que refazer. E cá entre nós, quando pensamos em ter que refazer o que fizemos, dá um desânimo bem grande, não é verdade?

- Faça certo para não sofrer as consequências ruins
Edificar é necessário, e todos nós o fazemos, mas como disse acima que, podemos e devemos edificar da maneira certa. Pois melhor fora não edificar nada, do que edificar errado e sofrer as consequências, que muitas vezes são catastróficas. Seguir e fazer o que Jesus disse através da Bíblia não só nos ajudará, mas como nos garantirá de que nossas edificações serão bem sucedidas.
Edificar algo, mas não ter prazer e nem segurança naquilo, é muito ruim. Faça o que é certo e da maneira correta para não perder tempo e nem recursos, e não somente isso, mas para não ser humilhado e zombado depois.

A ideia principal dessa reflexão não é a de deixarmos de edificar algo, mas sim a de edificarmos o que é certo e da maneira correta. Deus quer que tenhamos sucesso e sejamos prósperos naquilo que edificarmos, e com essas dicas e principalmente com a ajuda d´Ele, cremos que isso será uma realidade em nós e para nós.
Que Deus te abençoe em todas as suas edificações e que elas sejam motivo para que o nome do Senhor seja glorificado.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário