Pages

terça-feira, agosto 28, 2012

Estudo: O que é necessário para entender a Bíblia


Simplesmente ler a Bíblia não traz entendimento. Para os inconversos e os que não temem a Deus, a Bíblia é um livro selado. Mesmo para os tementes, se não houver uma provisão divina para que ela seja compreendida. Foi assim com o eunuco da rainha Candace. Ele lia Is 53, mas faltava-lhe o intérprete do texto, para que o Espírito Santo proveu o envio de Filipe, At 8. Recebendo a interpretação, o eunuco converteu-se a Jesus Cristo e já pediu o batismo nas águas. 
Se analisarmos o texto de Js 1.7-9, o Senhor falou a Seu servo Josué que ele precisava tomar algumas atitudes com relação à Lei (Palavra de Deus):
- Esforçar (leitura mais estudo);
- Ter bom ânimo (vontade de ler, de aprender e de obedecer ou executar o que a Palavra diz);
- Cuidar para agir prudentemente de conformidade com TODA a Lei, sem desviar para lado algum (manter-se no caminho de Deus);
- Ter a Lei NA BOCA (recitar, testemunhar, transmitir e orar a Palavra de Deus);
- Meditar de dia e de noite com zelo para obedecer aos ensinamentos da Palavra.

O entendimento daquilo que está escrito depende ainda, além do posicionamento do leitor, de duas coisas básicas, segundo meu entendimento:
a) A presença de Jesus. Em Lc 24.27-32 vemos que os discípulos “conheciam” a Palavra, mas faltava-lhes o entendimento dela, o que a presença e a interpretação dada por Jesus proveu naquele momento. Se Jesus é o “Logos encarnado”, somente ligados a Ele teremos pleno entendimento da Palavra de Deus. Esta ligação é pelo Espírito Santo por meio da fé.

b) A ação do Espírito Santo no interior. Vemos em Jo 16.7-15, que o Espírito Santo é quem faz lembrar e entender as palavras de Jesus. Paulo disse que “A letra mata, e o Espírito vivifica”, 2 Co 3.6. A Palavra aponta o pecado e a morte conseqüente. O Espírito convence do pecado e liberta o homem, vivificando e regenerando a sua alma.

Os reis de Israel liam as Escrituras, mas seu entendimento estava bloqueado pelo espírito de desobediência. Quando Josias leu a Lei, converteu-se ao Senhor e buscou o entendimento por meio da palavra profética, consultando Hulda, a serva de Deus. A revelação somada ao entendimento, provocou tamanha compulsão no interior de Josias, que ele levou toda a nação ao arrependimento, confissão de pecados e conversão a Deus. Houve um grande avivamento em toda Judá, 2 Re 22-23. O que demonstra que a conversão e o temor a Deus produz entendimento das Escrituras.
Sei, por testemunho pessoal, o quanto isso é verdade. Antes de me converter ao Senhor Jesus eu abria a Bíblia e logo a fechava, porque não entendia nada e tinha medo de algumas passagens, principalmente sobre o “fim do mundo”. Depois que Jesus entrou em minha vida, a Bíblia tornou-se um rico tesouro, uma bússola perfeita, uma amiga inseparável, uma voz audível e inteligível. O que não entendo busco ajuda do Espírito Santo em oração e, de alguma forma, Ele provê a forma de me esclarecer. Homens de Deus são usados, como intérpretes, pregadores e comentaristas dos textos, de forma escrita, pela pregação, pela profecia e sempre acabo sendo esclarecida nas dúvidas que me assomam o espírito. É maravilhoso.
Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices”, Sl 119.99,130.

Por Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário