Pages

quinta-feira, agosto 23, 2012

Estudo: Escatologia - Arrebatamento Igreja


Então seremos arrebatados. Pare e pense! O que é o arrebatamento? Quando ocorrerá? Quem subirá? Suas características.

A palavra “harpazo” vem do grego e significa arrebatados, que por sua vez significa “dominar por meio de força” ou “capturar”. A partir disso temos uma idéia de que o arrebatamento será forte, sério, onde Cristo nos tirará a “força” desta Terra.
As Escrituras Sagradas não nos dão uma data de quando será o arrebatamento, mais através dos textos bíblicos podemos dizer que o arrebatamento antecederá alguns acontecimentos.
Entre os teólogos existem pelos menos três pensamentos de quando sucederá o arrebatamento, que são:
- Pré-Tribulacionismo (Acredita no arrebatamento antes da Grande Tribulação)
- Mid-Tribulacionismo (Acredita no arrebatamento no meio da Grande tribulação) -A última trombeta de 1Co 15.52 é a sétima trombeta de Apocalipse 11.15, que soa na metade da tribulação.
- Pós-Tribulacionismo (Acredita no arrebatamento após a Grande Tribulação)           -Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante a tribulação, não libertação por ausência (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos).
-Há santos na terra durante a tribulação. (Mt 24.22)

Então surge a pergunta, qual é o pensamento correto?
Biblicamente falando o mais coerente é o Pré-Tribulacionismo, veja a seguir alguns textos que nos provam isto:
- Jesus disse que seria como nos dias de Ló (Lucas 17:28-31). Ló saiu de Sodoma e Gomorra e depois Deus destruiu todos. (Gênesis 19-1:29).
- Já em Lucas 17:26-27 Jesus disse que seria como nos dias de Noé. O construtor da arca e sua família entraram no grande barco e foram salvos, os demais morreram. (Gênesis 7:1-24).
- E outros textos mais: 1Tessalonicenses 1:10; Apocalipse 3:10; Isaías 26:20.

Os privilegiados a participarem desse grande acontecimento bíblico serão os salvos(tanto os mortos e os vivos)em Jesus, aqueles que são lavados no sangue do Cordeiro, aqueles que amam sua vinda. É bom lembrar que os mortos em Jesus ressurgirão primeiro e depois nós os vivos seremos arrebatados para o encontro do Senhor nos ares. (1 Tessalonicenses 4:13-18).
O arrebatamento nos reserva algumas coisas curiosas, tais como:
Será muito rápido(1Co15:51-52 ; Mateus 24:27 ; 1Ts 5:1-4 ; 2Pe 3:10 ; Mateus 24:44).
Teremos nossos corpos transformados e imortalizados(1Co15:52b-55)

Depois que formos arrebatados estaremos com o nosso Senhor, mais o que ocorrerá tanto com os arrebatados como com os que não foram levados aos céus?
Durante sete anos os arrebatados estarão nas Bodas do Cordeiro ou Tribunal de Cristo, enquanto os que não foram arrebatados estarão na Grande Tribulação.

Por Kayo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário