Pages

terça-feira, agosto 28, 2012

Estudo: Deus se revelando através da Teofania em Gênesis e Êxodo


Saiba o que é Teofania: Aqui

1. Gênesis
Em Gênesis encontramos Deus “falando” a Caim, a Noé, Abraão e outros, porém não em forma de “teofania”, ou seja, a Bíblia não especifica que tenham ocorridos “aparições” da pessoa divina. A primeira vez que notamos o fato, está em 16.7-14, quando o “anjo do Senhor” aparece para Agar no deserto. Depois, aparecem três anjos a Abrão em forma humana, no cap. 18; dois deles seguem para Sodoma e um deles permanece, aceitando a intercessão do patriarca e sendo chamado de “Senhor” no v.33.
Os dois anjos que foram para Sodoma, embora não fossem chamados de “anjo do Senhor”, o que representa apenas uma aparição angelical, dirigiram-se à casa de Ló, falaram com ele e sua família e os encaminhou na fuga antes da destruição, cap. 19. Novamente o “anjo de Deus” apareceu a Agar no cap. 21, no deserto, porém novamente vemos uma manifestação angelical.
O “anjo do Senhor” apareceu novamente para Abraão em Gn 22, quando do sacrifício de Isaque, v.11. A experiência de Jacó em Betel, Gn 28, é outra ocasião em que ocorreu a teofania e a shekinah, quando ele viu, em sonho, a glória de Deus e depois o Senhor apareceu e falou com ele. No cap. 31, Jacó sonhou com o “anjo de Deus”, o qual lhe forneceu instruções acerca das decisões a tomar. No cap. 32, Jacó luta com um anjo no vau de Jaboque e chama aquele lugar de Peniel: “Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva”, v.30. No cap. 49, quando abençoa seus filhos, Jacó faz menção do anjo que lhe apareceu e o livrou.

2. Êxodo
O livro do Êxodo apresenta a Shekinah divina, onde a nuvem no deserto, a presença divina na arca da aliança, o poder que se manifestou no tabernáculo, 40.34-36 e no Monte Sinai aos olhos do povo eram vívidas demonstrações da Sua glória, Êx 24.15-18. 
Mas encontramos vívida manifestação de teofania na sarça ardente, quando o anjo do Senhor, em meio a uma chama de fogo, falou com Moisés e o comissionou como libertador de Israel, cap. 3,4. No cap. 5, o Senhor lhe apareceu novamente, para o matar, quando Zípora o livrou, v.24,25. Embora em muitas passagens encontremos Deus “falando” a Moisés e Arão, a Bíblia faz uma referência à teofania, quando diz que o “Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar...”, 13:21; 14.19,24.
Enquanto Moisés esteve no monte Sinai, Deus falou com ele, orientou, deu as determinações para o tabernáculo e as leis para Israel, Êx 25-32. Porém, no cap. 33, Deus promete enviar um anjo para caminhar junto com o povo, mas Moisés roga ao Senhor que lhe mostre a Sua glória. O Senhor lhe disse: “Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá”, v. 20. Portanto, o homem somente poderia ver “manifestações” ou “aparições de Deus”, o que aconteceu com Moisés: ele viu o Senhor “pelas costas”, v.23. A glória foi tanta, que seu rosto brilhava ao ponto de ofuscar as vistas de quem o contemplasse, cap.34.

Por Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário