Pages

quinta-feira, agosto 09, 2012

Estudo: Como contribuir para a destruição da Igreja


Quero fazer um alerta a Igreja de Cristo que se encontra em todas as partes do mundo. Alertar sobre o único motivo que pode destruir a Igreja.
Podemos dizer que isso tem algo ruim e algo bom. O ruim é que existe algo que pode sim, destruir a Igreja. E a boa é que podemos aprender e evitar que isso aconteça.

Gostaria de começar dizendo quais motivos não destroem a Igreja:
1) A Igreja não é destruída por satanás e pelo inferno
Sabemos que satanás é inimigo de Deus, e de tudo que se chama Deus. E como estamos falando da Igreja de Cristo, ele se oporá para tentar impedir, mas ele por si só não destrói a Igreja. Em Mt 16:18 Jesus disse: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Aqui temos algumas coisas: a) A pedra em que a Igreja foi edifica é Cristo e não Pedro, pois Pedro no original quer dizer “pedregulho” b) O próprio Pedro escreveu em 1 Pedro no capítulo 2 que Jesus é a Pedra Angular c) Esse versículo não quer dizer que o inferno persegue a Igreja e a Igreja foge, mas quer dizer que a Igreja avança, e mesmo que o inferno se opor e tentar impedir, ele não pode impedir e muito menos destruir.

2) A Igreja não é destruída pelo pecado
O pecado afasta o homem de Deus, como diz em Is 59:2. Jesus foi enviado para salvação e libertação do homem. O mundo está de baixo de maldição por causa do pecado, mas o pecado por si só não destrói a Igreja. E em Mt 24:12 diz que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriaria, mas não diz que destruiria a Igreja.

3) A Igreja não é destruída pelas pessoas
Vemos na história tantas pessoas que se levantaram e tentaram destruir a Igreja, ou com os crentes, mas não tiveram êxito. Pois nenhuma pessoa tem poder para isso.

4) A Igreja não é destruída pelo governo
A história comprova que países que eram irredutíveis com relação à permissão da entrada do evangelho, hoje o evangelho entrou e ganha força cada dia mais. É claro que não podemos negar que isso dificulta, mas não destrói a Igreja, mesmo que eles façam pressão e tal. Temos casos na história de Nero e Hitler, que tentaram, mas não destruíram a Igreja.


5) A Igreja não é destruída por falta de dinheiro e recursos
O dinheiro é importante e necessário, mas não destrói a Igreja. Vemos casos em que não se tinha recursos humanos e etc, mas que Deus proveu de formas lindas e milagrosas, pois a Bíblia diz em Ag 2:8 que Deus é dono do ouro e da prata.

6) A Igreja não é destruída por falta de membros
É sempre bom quando vemos a Igreja cheia, e as pessoas participando, mas eu sempre digo que ainda bem que Jesus disse em Mt 18:20 que onde estivessem dois ou três reunidos em Seu nome, Ele ali estaria, e Ele não disse milhares ou milhões. Mesmo se não tiver multidões a Igreja não deixa de ser Igreja, e ela não é destruída por falta de membros.

Agora, o único motivo que pode destruir a Igreja está escrito em Oséias 4:6 que diz: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos”.

A falta de conhecimento de Deus é o único motivo que pode destruir a Igreja de Cristo. Eu coloquei como título “Igreja Destruída” não como forma de conformismo e nem desejando isso, pelo amor de Deus não me interprete errado, mas quero alertar sobre isso para que isso não aconteça. E o diabo sabendo que ele próprio não pode destruir a Igreja, então ele investe para que a Igreja não conheça a Deus.
Eu sempre digo que conhecer a Deus não é somente saber quem Ele é, mas vai muito além disso. Deus quer ser conhecido do Seu povo e pelo Seu povo.

Em Mt 22:29 Jesus disse: “Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus”. Aprendemos aqui algumas coisas importantes:
a) Erramos pela falta de conhecimento
b) Deixamos de ter comunhão e intimidade com Deus
c) Deixamos de viver coisas lindas e maravilhosas em Deus

Daí você me pergunta: Mas como posso conhecer a Deus? E eu vou te dar 3 respostas básicas.
1) Através da Bíblia
A Bíblia, não tem apenas histórias e relatos, mas é o que Deus nos deixou para que tivéssemos uma diretriz e oportunidade de conhecê-Lo através dela.
Em 2 Tm 3:16 e 17 diz: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.
E como em Rm 10:17 diz que “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.
Então pela Bíblia nós conheceremos a Deus em todas as Suas vertentes, e quando a lermos ou ouvirmos, isso vai gerar em nós algo extraordinário e começaremos a conhecer a Deus.

2) Através do nosso relacionamento com Ele
Agora entramos em um nível mais alto e íntimo, o de não ficar apenas no “saber” de quem é Deus ou no teórico, mas o de passar a ver e viver Deus e a parte pratica.
Você já deve ter tido a experiência de alguém ter te falado de alguma pessoa ou lugar, e isso ter gerado uma expectativa muito grande. E quando passou de apenas ouvir e você conheceu, de fato, a pessoa ou o lugar, você perceber que é melhor do que diziam, apesar de ter casos de ser pior e frustrante.
Mas usei esse exemplo apenas para mostrar que com Deus todas as nossas expectativas sobre Ele e Seu agir, sempre serão superadas, e que nunca nos frustraremos com Ele, mas sempre seremos surpreendidos.
Conhecer a Deus está além de apenas saber quem Ele é e o que Ele faz. E a experiência de ter relacionamento e intimidade com Deus é mais intensa do que ter relacionamento com qualquer pessoa.
É por isso que em Os 6:3a diz: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor”.
Um dia ouvi uma mensagem de um pastor que ele diz assim: No Antigo Testamento Deus era para o povo. Nos Evangelhos Deus era com o povo. E a partir de Atos 2, da descida do Espírito Santo, Deus é no povo. Isso mostra que Deus fez todo o possível para que tivéssemos comunhão com Ele, e posso dizer que só não tem relacionamento com Ele, quem não quer ter.
E quanto mais perto d´Ele estivermos, e mais tempo passarmos com Ele, é impossível de não O conhecermos e ter relacionamento com Ele.

3) Através das lutas e aflições
Assim como Jó, que pelas lutas, aflições, decepções e perdas, conheceu a Deus de uma forma única e especial. Pois só depois de tudo isso que ele afirmou em Jó 42:5: “Com os ouvidos eu ouvira falar de Ti; mas agora Te vêem os meus olhos”. As lutas não devem nos afastar de Deus, mas devem nos aproximar de Deus e nos permitir conhecê-Lo de uma forma única e especial.
Daniel conheceu de verdade o Senhor quando estava na Babilônia, como prisioneiro, e não quis se contaminar com a comida do rei e nem quando fizeram um decreto para não poder fazer orações a outros se não o próprio rei. E Daniel conheceu a Deus, pois o chefe dos Eunucos o ajudou a não se contaminar com a comida do rei, e nesse decreto feito, ele não deixou de orar a Deus, e não só não deixou de orar, como não escondeu isso e mesmo tendo sido jogado nas covas dos leões, Deus se mostrou presente e o livrou. E por isso ele escreveu em seu livro, Dn 10:7a: “E só eu, Daniel, vi aquela visão; os homens que estavam comigo não a viram”.

Se Deus fez todo o possível e impossível para que tivéssemos a oportunidade de conhecê-Lo, porque que muitas vezes não nos esforçamos para isso acontecer?
Pense nisso, se o não conhecer a Deus é a única coisa que faz a Igreja ser destruída, então não se conforme em viver uma vida religiosa e até mesmo dentro da Igreja, mas que não tenha conhecimento e nem relacionamento com Deus.
Faça a sua parte para O conhecer. Ame, medite e estude a Bíblia. Vigie, ore e jejue, mas não deixe de buscar ao Senhor em tempo e fora de tempo. E se por permissão de Deus você passar por lutas e aflições, não se desespere, pois muitas vezes é através disso que poderemos conhecê-Lo de uma forma única e especial.
E se você não quer ser destruído, conheça a Deus, e se você não O conhecer, você não terá êxito e nem será vitorioso. Nesse caso, você pode escolher se quer ser destruído ou vitorioso.
Deus te abençoe, em nome de Jesus.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário