Pages

terça-feira, maio 08, 2012

Reflexão: A Solidão na vida do Cristão


A solidão só é compreendida e sentida por quem passa por ela. E se perguntássemos para quem já passou por isso se é algo bom, diriam que não.
Mesmo aquela pessoa que diz que prefere a solidão, mas chega uma hora que não aguentará mais. E tudo isso porque Deus nos criou para não vivermos em solidão.
Em Gn 2:18 diz: “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”. Pela necessidade do homem de ter alguma companhia, Deus fez justamente o que ele precisava, nem pouco e nem muito, mas o necessário e perfeito.
Quando Deus diz que não é bom que o homem esteja só, podemos dizer que o ser humano foi criado para ter e para ser companhia. Então podemos dizer que Deus se preocupa para que isso sempre aconteça em nossas vidas. Assim cremos que Deus tem a pessoa certa para cada um, isso falando de relacionamento conjugal, e além disso tem a questão de amigos e companheiros da vida e da obra.

Dando essa pequena introdução, quero te dizer que existem momentos em nossa vida que Deus pode usar da solidão para realizar coisas necessárias em nossas vidas, e que a solidão pode ser um tratar de Deus em nós.
Eu não estou sendo contraditório em meu pensamento, e não estou afirmando que Deus quer que vivamos sós, mas estou dizendo que em alguns momentos em nossas vidas será necessária a solidão para que possamos melhorar.

Posso te dizer sobre José do Egito, por exemplo.
Vivia no meio de uma família grande e abençoada, e Deus fez promessas para sua vida, e para que se cumprissem essas promessas, a solidão, por um determinado tempo em sua vida, foi sua companheira, até parece contraditório né? A solidão ser sua companheira!
Mas foi isso o que aconteceu, mas na solidão ele aprendeu lições importantes e necessárias para sua vida e principalmente para que as promessas de Deus pudessem se cumprir em sua vida.

Outro exemplo bíblico que gostaria de dar é o de Jesus.
Em determinados tempos da Sua vida Ele não tinha companhia. Como por exemplo no Seu jejum que antecedeu Sua tentação. Ele ficou 40 dias e 40 noites de jejum e não tinha ninguém com Ele.
E no momento que antecedeu a Sua prisão e consequentemente a Sua morte, Ele passou alguns momentos sozinho no jardim do Getsêmani, momentos esses de angustias e aflições.


Mas o que me chama atenção nessas duas histórias bíblicas é o que não pode ser ignorado, mesmo não tendo a presença de familiares, amigos e pessoas, a presença de Deus sempre está presente.
Existirão momentos em nossas vidas que não teremos ninguém ao nosso lado e nem ao nosso redor, mas a presença de Deus nunca nos deixará.
O que eu aprendo com isso é que só daí saberemos dar valor a muitas coisas e principalmente a presença de Deus. E quando a situação mudar e melhorar, teremos a certeza de que tudo o que aconteceu foi Deus realizando o Seu querer em nós.

Se você ler a história de José de Egito, você perceberá que em todos os momentos da sua vida, quando seus irmãos o jogaram no buraco, depois o venderam, quando estava na casa de Potifar e mesmo na prisão a Bíblia diz que a presença de Deus era com ele. Que maravilhoso entendermos isso. Deus permitiu que ele não tivesse ninguém da sua família e nenhum amigo com ele, mas a Sua presença jamais o deixou, e eu vejo que isso foi necessário acontecer na sua vida para que ele aprendesse lições necessárias e chegasse onde Deus queria que ele chegasse.
Se Deus permitiu e está usando a solidão na sua história saiba que Ele nunca te deixará. Em Is 41:10 diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” e Jesus disse em Mt 28:20: “...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.

Outra lição que aprendo é que quando Deus permite e usa a solidão para nos ensinar algo é que ela não é para sempre, mas que ela tem um tempo determinado e quando alcançar o seu propósito ela acabará.
E nisso eu vejo que Deus alcança Seus propósito e que Ele tem o domínio de tudo e todos em Suas mãos. Se isso não fosse verdade, Ele não faria promessas e nem permitiria as coisas acontecerem em nossas vidas.
Fica tranquilo, se Deus está permitindo e usando a solidão na sua vida, ela não será para sempre, mas ela precisa alcançar seu propósito e depois você gozará de ver e experimentar as promessas de Deus se cumprindo na sua vida.
Assim aconteceu na vida de José, pois depois desse tempo de solidão Deus cumpriu Suas promessas e ele se juntou a sua família e não apenas isso mas pôde abençoa-los.
Em Ec 3:1 diz que Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Então mesmo que Deus não quer que fiquemos sós e mesmo Ele tendo nos criado para termos e sermos companhia, Ele pode usar a solidão para operar coisas necessárias e maravilhosas em nossas vidas. Então se você entregou sua vida para Jesus e crê que Ele está a frente de tudo fica firme mesmo se a solidão vier pois Ele nunca te deixará e ela não será para sempre, mas tem um tempo e propósito determinado.
Que Deus te ajude a passar por esse momento e que você possa chegar onde Deus quer que você chegue e que você passe por isso e seja vitorioso e seja melhor em tudo. Essa é a minha oração.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário