Pages

quarta-feira, maio 30, 2012

Reflexão: Palavras bonitas não enganam Deus


Dizem que as mulheres se derretem com e por palavras bonitas, então se você quiser conquistar uma mulher, é só dizer palavras bonitas.
Muitas vezes nós somos enganados por palavras. Um exemplo clássico disso é na época de eleição, certo?
Existem cursos, por exemplo o de Oratória, que nos ensinam e nos ajudam a falar bem; e existem técnicas de persuasão, e com essas técnicas e aprendizados podemos usar como uma forma de influenciar para o bem, ou podemos usar como uma forma de iludir e enganar.
E não posso negar que é muito bom ouvirmos palavras bonitas, de incentivo e de elogios. E existem pessoas que têm necessidade de sempre ouvir palavras do tipo, e muitas vezes, mesmo que sejam falsas.
Tendemos a pensar que podemos enganar Deus dessa forma. Dizemos palavras bonitas, colocamos no facebook e as pessoas ao ler pensam que somos os tais. Espero que você não me entenda errado e pense que sou contra dizer o nosso amor por Deus, mas o que quero dizer é que muitas vezes essas palavras são falsas e nossas vidas não estão de acordo com a vontade de Deus mas pensamos que vamos enganar a Deus com essas palavras.
Veja o que diz em Is 29:13: “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído
Deus foi muito claro e enfático em dizer: Com os lábios me honram, mas o coração se afasta para longe de mim, ou seja, está longe de Deus.
Podemos enganar as pessoas com as nossas palavras, e podemos até fazer com que elas pensem que estamos em harmonia com Deus, mas quem sonda os corações e prova os pensamentos é só Deus. E Deus não quer que tenhamos essa atitude de apenas dizer palavras bonitas para Ele enquanto nossa vida está longe da Sua vontade.
Eu não estou apoiando também a ideia de não adorarmos a Deus, pois só Ele é digno de todo louvor, glória e honra, e uma das formas de fazer isso é através de palavras, mas desde que elas sejam sinceras e expressem o que está dentro de nós, e não sejam uma forma de tentar engana-Lo. Em Rm 10:9 diz: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” e em Sl 66:17 diz: “A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua”.
Olha a repreenssão que Jesus fez em Mt 23:25-26: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo”.
O princípio é o mesmo, pois se externa algo que na verdade não é e não tem dentro. E pensamos que enganaremos a Deus assim. Podemos enganar as pessoas, mas não a Deus.
Quem age assim, na verdade está se enganando. E a Bíblia diz em Gl 6:7: “Não voz enganeis...
Que não aconteça conosco o que diz em Mt 7:22: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? e em Teu nome não expulsamos demônios? e em Teu nome não fizemos muitas maravilhas?”, e resposta está no versículo 23 que diz: “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.
Perceba que Jesus compara a iniquidade agir dessa forma. E chegamos a conclusão de que o importante é sermos conhecidos de e por Deus. E esse ser conhecido não é no sentido de Ele nos conhecer pela Sua onisciência, pois isso é irrefutável, mas é no sentido de termos comunhão e intimidade com Ele.
E quero concluir essa reflexão em alguns versos do Sl 139. Verso 1 diz: “Senhor, Tu me sondaste, e me conheces”, essa é uma afirmação de Davi dizendo sobre a soberania de Deus, e nos versos 23 e 24 diz: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. Agora ele faz essa oração, sendo um pedido para que Deus o sonde, e se algo estivesse fora do lugar, para colocar no lugar e o guiar para a verdade e para que ele não se enganasse pensando que poderia enganar a Deus.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário