Pages

sábado, maio 05, 2012

Personagem: Jael

Hb “Cabra montesa” ou “cabra selvagem” – Jz 4:17-22 – Mulher de Héber, queneu, do mesmo povo de Jetro, sogro de Moisés, os quais vieram morar com os israelitas, Jz 1:16. Protagonista do episódio em que Israel enfrenta os cananitas, Jael acabou sendo um instrumento de Deus para derrotar o comandante destes. É interessante notar que a casa de Héber estava em paz com Jabim, o rei dos cananitas, v.17, razão pela qual Sísera, o comandante, achegou-se ali para receber refúgio. O povo de Israel, liderado por Débora e Baraque, prevaleceu sobre os cananitas, obrigando seu comandante a fugir. Débora já havia profetizado para Baraque que a honra da batalha não seria dada a ele, que duvidou do Senhor, mas a uma mulher, v.9. Jael foi essa mulher corajosa e desprendida que Deus usou.
Jael usou suas qualidades de hospedeira, para ganhar a confiança do comandante cananita, vv.18,19. Ao receber uma ordem de Sísera, de que mentisse se algum israelita aparecesse perguntando por ele, v.20, ela certamente entendeu que Deus defendera Israel, bem como corria perigo abrigando Sísera. Foi muito corajosa e determinada, matando o comandante com um martelo e uma estaca. v.21.
Aplicando para o sentido espiritual, o martelo e a estaca têm um significado apropriado para se derrotar o inimigo: a estaca representa firmeza, segurança, Is 22:23; 33:20; 54:2. O martelo significa a Palavra de Deus, Jr 23:29 e a força, Jr 50:23. O ato de bravura de Jael foi imortalizado no cântico de exaltação entoado por Débora, Jz 5:24-27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário