Pages

quarta-feira, abril 18, 2012

Estudo: Nova Era - Parte 3


A NOVA ERA ATUALMENTE

As doutrinas, os usos e costumes, os símbolos, os profetas e promotores da Nova Era estão disseminados pelo mundo todo. O movimento teve um crescimento vertiginoso e já adentrou pelo mundo da moda, pela mídia, pela imprensa, na medicina holística, na área da massagem e da estética, nas escolas, enfim, em todos os segmentos de participação humana. O Brasil, com a diversidade de religiões e o sincretismo religioso, tem sido um solo fértil para a sua propagação, bem como todos os países com idêntico quadro cultural e religioso.
Os programas dos grupos Nova Era, que à primeira vista têm assuntos sobre um estilo de vida saudável, foram aceitos na economia e em todas as camadas sociais, até mesmo em alguns círculos cristãos. Eles contêm, normalmente, os seguintes itens, os quais, no fundo, são diversas formas de técnicas orientais de ocultismo: meditação (ioga e terapias de relaxamento), hipnose, cura psíquica (visualização e "pensamento positivo"). Estas duas últimas partem da hipótese de que o homem converte em vida o que ele pensa, isto é, que o subconsciente transforma em realidade os nossos pensamentos e desejos. Especialmente o "pensamento positivo" é freqüentemente praticado e até mesmo baseado em versículos bíblicos e denominado como "fé", apesar de premissa antibíblica de que a força básica de qualquer homem seja boa.
A penetração profunda da ideologia Nova Era no público deu-se, principalmente, devido à obra de Marilyn Ferguson ("A Conspiração Aquariana"), a qual pode ser considerada, atualmente, como o "livro de culto" do Movimento Nova Era. Neste livro, a "era prometida”, como as alegrias dos "estados de consciência alterados", é apregoada com entusiasmo e o Plano Nova Era é propagado mundialmente.
Até mesmo as crianças e os jovens são influenciados pelas idéias da Nova Era, entre outras coisas pela assim-chamada "onda de fantasia", com seus filmes, vídeos, fitas cassetes, revistas cômicas, livros, jogos e brinquedos. Sete dos dez filmes mais bem sucedidos na história do cinema pertencem ao gênero "fantasia". Em primeiro lugar encontra-se o filme "E.T.", o qual deu início a todo um novo culto da juventude, e, em segundo lugar, o filme "Star Wars" ("Guerra nas Estrelas"). Setenta e cinco por cento dos sucessos de bilheteria têm temas de fantasia. Livros de fantasia são best-sellers e têm tiragens de milhões de exemplares. Do gênero "fantasia", já existem centenas de livros, revistas e jornais, nos quais é apresentada alguma forma de ocultismo, como: invocação aos mortos, esconjuração de espíritos, clarividência, levitação de objetos através do poder da mente, etc. Feiticeiros, bruxas e mágicos têm um papel importante. Cinturões mágicos, espadas mágicas e amuletos caracterizam o mundo da geração jovem. Sob a classificação geral de "esotéricos", oferecem-se, nas livrarias , livros de ocultismos com instruções claras sobre como se entrar em contato com forças sobrenaturais.

Por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário