Pages

sexta-feira, março 16, 2012

Reflexão: Etapas


A nossa vida é feita de etapas. Nem todas são boas e fáceis, mas nem todas são ruins. Algumas achamos que são desnecessárias, e outras são tão necessárias que não poderíamos viver sem.

Podemos resumir as etapas de um casal: a etapa de se conhecerem, a etapa do namoro, do noivado, a etapa da preparação para o casamento, a etapa do pós-casamento com a lua de mel e a constituição de uma vida a dois, a etapa de conquista das coisas. Daí vem à etapa da gravidez, do nascimento, a etapa do cuidado extremo com as crianças, a etapa da escola dos filhos, a etapa do namoro dos filhos e assim vai.
Poderia usar outros exemplos, como os estudos, trabalho e a questão ministerial, como outros exemplos.

É essas etapas que fazem a nossa vida valer a pena. São elas que nos moldam e nos tornam melhores, ou piores. Sem elas não teríamos histórias para contar e muitas vezes não teríamos motivo para fazer as coisas, apesar de que muitas delas gostaríamos que não existissem.

Olha o que Paulo diz em Fl 4:12:Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade”.

Paulo explicou resumidamente um pouco das etapas que ele viveu. E nem todas as etapas foram boas, mas nem todas ruins. E assim acontece conosco. Nem sempre temos em abundância, mas nem sempre passaremos necessidades.
Mas 2 coisas me chamam a atenção:
    1) Ele diz que sabia como era ter e não ter, estar e não estar e que ele disse que em todas as coisas estava instruído, ou seja, estava experimentado.
    2) No versículo 13 ele diz: Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”, ou seja, independente de qual seja a etapa vivida, Cristo o fez viver e vencer cada uma delas pela força que Ele lhe deu.

Uma pessoa só pode ser considerada madura e experiente se ela experimentou algo.
Agora, as etapas em nossas vidas muitas vezes acontecem sem que agente escolha elas. Algumas são programadas e nos preparamos para vivê-las, mas outras vêm sem que esperemos e nós somos obrigados a passar por elas.
Pode ser que sejamos reprovados em muitas delas, mas a pessoa experiente, mesmo que tenha sido reprovada no passado, no presente poderá ser aprovada.
E ter essa certeza que podemos todas as coisas em Jesus que nos fortalece, é algo maravilhoso. Paulo não estava dizendo que pelo fato de ter Jesus com ele, ele estava imune das coisas boas ou ruins acontecerem com ele, assim como muitos dizem que crente não pode passar necessidade e nem luta.
Mas creio que Paulo com toda sua experiência, fé e força disse que independente da etapa, ou da situação, que ele passou ou estivesse passando, Jesus o faria ser aprovado em cada uma delas.

Jesus disse em Jo 16:33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
E em Rm 8:37 diz: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.
Então ajuntando esses três versículos, chegamos a conclusão que em Jesus podemos passar qualquer etapa e situação, sendo boa ou ruim, e seremos mais do que vencedores na Sua força, no Seu amor e na Sua vitória.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário