Pages

quinta-feira, março 08, 2012

Reflexão: Como entender o caminho de Deus?



“Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?”Provérbios 20:24

Este texto é retirado de um dos livros escritos pelo sábio Salomão, por volta de 970 a 700 a.C, sendo que este é um livro poético, por causa de sua forma, mas também é conhecido como livro sapiencial, pois retrata sobre sabedoria.
Provérbios que vem do hebraico Mashal, que significa oráculo, parábola, máxima sabedoria, sendo que este livro tem o propósito de dar sabedoria e entendimento para viver uma vida abençoada na presença de Deus.
No texto de cima, Salomão faz uma das informações que não podem ser contestadas, porque os passos do ser humano são guiados por Deus, contudo Salomão não termina nesta afirmação, todavia levanta um questionamento como o ser humano entendera o caminho de Deus.
E a você meu caro leitor faço essa mesma pergunta como nós vamos entender e compreender aquilo que Deus tem para nós?
Antes de abordar este assunto quero assegurar a você leitor que muitas das coisas que acontecem em nossas vidas não entendemos, contudo como nos diz Deuteronômio 29:29 –As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”
Para entendermos os projetos de Deus para nossa vida, a primeira coisa que precisamos é confiar no Senhor, ou seja, ter fé que aquilo que Deus tem para nós é melhor e maior, porque digo a você os planos do Senhor são perfeitos.
Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” – Pv. 3:5. Nesta passagem Salomão esta querendo dizer não te segure no teu próprio entendimento, porque ele é humano, limitado e sujeito a erros, entretanto confiar no Senhor.
Em segundo lugar precisamos esperar Deus agir nas nossas vidas, pois a partir deste momento vamos conseguir entender os projetos de Deus, pois esperar é ter esperança, é aguardar Deus intervir na sua situação.
Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor” – Sl. 40:1.O salmista neste momento está dizendo que no momento difícil em que ele não compreendia nada do que Deus estava fazendo, ele o salmista esperou pacientemente em Deus, então Deus o ouviu e mudou sua vida, tirando de lago horrível e o colando sobre a rocha.
Em terceiro lugar para compreender o agir de Deus, precisamos nós mesmo estar a fim de querer entender o projetos dEle,  por isso precisamos nos esforçar, como Deus disse para o jovem Josué que tinha que liderar o povo e que não entendia o caminho de Deus para os levar a terra prometida. Somente se esforce, porque Deus será contigo por onde quer que passar.
Portanto meu caro leito não conhece a sua vida, todavia conheço uma Pessoa que conhece você por completo, que sabe o que tu pensas e  a situação que você passa, portando confie, espere e se esforce em Deus, porque creio que Deus abençoará sua vida e te mostrará quais são os projetos dEle pra você.Finalizo dizendo nunca se esqueça que Jesus é o caminho, a verdade, e a vida. Creio que Ele te direcionará no que você precisa
Abraços, até o próximo estudo. Deus te abençoe!!!


Por Rafael Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário