Pages

terça-feira, janeiro 10, 2012

Estudo: Salvação somente pela graça de Deus



O apostolo Paulo escreveu a Tito seu companheiro intimo no ministério apostólico. Tito foi um gentio, ou seja, um não-judeu convertido e cooperador no ministerio de Paulo.
Paulo e Tito trabalharam juntos por um breve periodo na Ilha de Creta, entre a primeira e a segunda prisão de Paulo em Roma.
Ao escrever a carta á Tito, o objetivo de Paulo era de que Tito completasse a tarefa iniciada nas Igrejas de Creta e ajudar-las a crescerem na fé e no conhecimento das escrituras.
A igreja de Creta era constituída por um grupo de cristãos indisciplinados, temperamental e volúvel que precisava ser acompanhado de perto.
Há mais ou menos dois mil anos atras, Paulo fala á Tito sobre um tema importante na vida de todo o ser humano, o qual é a salvação, que se encontra em Tito 2:11-15 que diz:
"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;
O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze."
No Antigo Testamento “graça” (hebraico chen), significa  favor,gentileza, mas já no Novo Testamento (grego charis), refere-se a amor imerecido, ou seja, Paulo estava falando que o amor imerecido de Deus é manifestado a todos, assim como nos diz em João 3:16.
Entretanto é interresante ressaltar que está graça não apenas se manifesta, mas traz a salvação a todos os homens, sendo que antes salvação era pela obediencia, pela circuncisão, ou seja, que abrangiam aos judeus, mas agora é para todos que creem.
A graça de Deus, então nos ensina a renunciar, a deixar o pecado e os nossos desejos, para que vivamos em uma perspectiva voltada, somente para Deus, como diz em Colossences 3, pensando nas coisas de cima.
Paulo, nos afirma que é possivel viver no seculo XXI, de uma forma que agrade a Deus, ou seja, viver uma vida correta, prudente e dedicada, através da graça.
A graça de Deus, nos dá esperança para aguardar a volta de Jesus, que morreu por nossos pecados.
Jesus ao morrer numa cruz, para nos libertar de toda transgressão deixou explicito, que o seu objetivo era de purificar para si um povo exclusivo para Ele, que é a minha e a sua vida.
Então o apostolo Paulo, deixa então uma ordem a Tito que era gentio, mas que deve ser aplicada a nós da mesma forma, o qual é o nosso dever falar e exortar com toda autoridade sobre a salvação, não importando a situação.

Por Rafael Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário