Pages

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Termo: Fidelidade


Observância da fé devida; lealdade; compromisso rigoroso. O compromisso é a base de todo relacionamento, tanto na terra, como no céu. Deus é Fiel, já que cumpre tudo aquilo que se obrigou por meio da Sua Palavra e da aliança feita com os homens por meio de Cristo, Dt 7:9. Deus procura os fiéis da terra, para que estejam com Ele, para que O sirvam e aos quais possa designar para os negócios do Seu reino na terra, Sl 101:6. 
A fidelidade representa uma firme base de amor com compromisso, o qual envolve atos e procedimentos que demonstrem que a pessoa tem uma aliança ou um voto com algo ou alguém. A pessoa fiel será cumulada de bênçãos, Pv 28:20. A mulher virtuosa de Provérbios 31 apresenta claramente a característica da fidelidade, pois o texto afirma que “o coração do seu marido confia nela”. A fidelidade caminha junto com a prudência, Mt 24:45, com a bondade, Mt 25:21 e com a exaltação, Lc 16:10. 
O voto de fidelidade feito no casamento diante de Deus, do oficiante e das testemunhas, é muito sério, representando um solene juramento. O casal promete ser fiel e amar o cônjuge na doença e na saúde, na riqueza e na pobreza, no bem e no mal, na alegria e no sofrimento. A declaração de compromisso diante do altar divino refere-se a acontecimentos, situações e relacionamentos que devem unir para sempre o casal. Ser fiel, portanto, não é apenas uma decisão volitiva da pessoa, mas uma obrigação moral, ética e religiosa que, se não for cumprida, trará as suas conseqüências, tanto no presente, quanto na eternidade.
A pessoa fiel de espírito vai encobrir as transgressões de seu cônjuge, procurando salvaguardar a sua moral, o seu bom nome, Pv 11:13. A fidelidade deve ser até a morte, conforme o voto feito no altar, Ap 2:13. A carta de 3 Jo 5, conclama a sermos fiéis naquilo que praticamos. Fiéis no trato, fiéis nos gastos, fiéis nas palavras, fiéis no amor, fiéis nos dízimos e ofertas ao Senhor, fiéis nos contratos, assim devem ser as mulheres que professam servir a Deus. Uma vida devocional intensa as capacitará para isso. Elas serão recompensadas fartamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário