Pages

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Reflexão: Como devemos amar a Deus?


No Evangelho de João se encontra uma conversa em que Jesus instrui a Nicodemos, príncipe dos judeus sobre o novo nascimento, entretanto no decorrer desta conversa Jesus em João 3:16, relata a expressão máxima de amor de Deus ao ser humano.
Deus amou o mundo de uma forma tão especial que entregou seu único Filho para morrer em nosso lugar.
Deus provou seu amor, entregando Jesus para morrer em remissão dos nossos pecados, pois Jesus veio a Terra como homem, padeceu,sofreu dificuldades e foi crucificado com cordeiro mudo ao matadouro, para que o ser humano tivesse outra oportunidade de salvação.
Portanto a humanidade tem outra oportunidade de salvação, graças ao ato da expressão máxima do amor de Deus, ao mundo entregando Jesus. Todavia hoje quero lhe perguntar como tem sido a sua expressão de amor a Deus, mediante a tudo que Ele fez por você, ou melhor, como você tem amado a Deus?
E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” – Mateus 22:34-40
O texto acima foi escrito por Mateus, cerca de 60 d.C e o texto relata que os fariseus ficaram sabendo que Jesus havia silenciado os saduceus, então os fariseus se reunirão e um deles doutor da lei ou escriba, que era especialista tanto em teologia, como em questões legais tramava muitas questões de debate para pegar Jesus em armadilhas, entre os 613 mandamentos.
Então o doutor da lei perguntou a Jesus qual seria o grande mandamento, sendo que a resposta de Jesus foi com tanta sabedoria que chegou a calá-los, pois os fariseus não esperavam uma resposta tão ortodoxa.
Jesus respondeu que o grande mandamento é amar a Deus e ao próximo, sendo que toda lei, ou seja, os 613 mandamentos e tudo aquilo que os profetas haviam feito, dito e falado dependia do grande mandamento que é amar a Deus sobre todas as coisas
Hoje novamente lhe faço, mais uma pergunta Como devemos amar a Deus, ou melhor, como você deve amar a Deus?
Em primeiro lugar, como se encontra em Mateus 22:37a, devemos amar a Deus de todo o nosso coração. Coração vem do grego kardia, que significa o centro da vida, tanto como física e espiritual. Coração é a fonte dos sentimentos, dos pensamentos, desejos é a parte interior do ser humano.
Por isso que Salomão em Provérbios, diz “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às saídas da vida”.
Em segundo lugar devemos amar a Deus, como se encontra em Mateus 22:37b, de toda a nossa alma. O salmista diz assim “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”, ou seja, aqui o salmista anela ao bom pastor pelo consolo e ajuda para sua alma. Se a sua alma está abatida, ferida e machucada saiba que Jesus é o bom pastor e Ele quer te ajudar, basta você pedir.
Em terceiro e ultimo lugar devemos amar a Deus de todo nosso pensamento ou atendimento. Entendimento vem do grego Dianóia que significa capacidade de pensar e refletir.
Em Pv. 3:5 diz “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento”, Salomão aqui está dizendo na te segures no teu próprio entendimento humano, pois ele é limitado e sujeito a erros, mas confie no Senhor de todo coração.
O profeta Isaias diz assim que o povo dele será levado cativo, os seus nobres terão fome e sua multidão se secará de sede, por causa da falta de entendimento da verdade, ou seja, das Escrituras Sagradas.
Portanto amar a Deus é colocá-lo acima de tudo e de todas as coisas, ou seja, amá-lo de todo coração, de toda alma e de todo entendimento.

Por Rafael Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário