Pages

quinta-feira, novembro 24, 2011

Estudo: A Maravilhosa voz de Deus


Deus possui inúmeros atributos. Suas qualidades destacam-se em todos os sentidos. É onipotente, onipresente, onisciente. É sábio, santo, fiel e bom. É justo e compassivo. É perfeito. Ninguém pode ser comparado a Ele. Seu nome merece adoração e admiração. Todo elogio lhe cabe. Glória e força lhe pertencem.
Nosso salmista, certamente, conhecia muitos atributos de Deus. Encantava-se ao pensar em cada um deles. Seu coração enchia-se de louvor e canções quando os lembrava. Ousado e cheio de reverente fascinação, atrevia-se convidar homens e anjos à adoração. “Atribuam ao Senhor glória e força”, convidava ele, sem medo de ser feliz.
Contudo, dentre os atributos destacados no salmo 29, os quais incluem soberania (o Senhor reina soberano), poder (dá força ao seu povo) e bondade (dá a bênção da paz), está um que o salmista engrandeceu com todo vigor de sua alma e poesia: a voz do Senhor. Por sete vezes fez menção dela em seus poucos, mas precisos versos. É uma das características de Deus que merecem toda a atenção.
Primeiro, porque a voz do Senhor é real. Ele fala desde os céus, como um trovão (a voz do Senhor ressoa sobre as águas; o Deus da glória troveja). Não está calado nem indiferente. Importa-se, participa e deseja comunicar-se. Deu-nos sua palavra. Revelou-nos sua vontade. Insistiu conosco para que nos tornássemos capazes de ouvi-lo. E ainda insiste.
Segundo, porque a voz do Senhor é poderosa. Produz transformações maravilhosas: destrói e envergonha as estruturas humanas de poder (quebra os cedros… faz o Líbano saltar como bezerro); diminui distâncias e cruza fronteiras, ultrapassando limites (corta os céus); assombra os lugares mais assombrosos, revelando que mesmo os mais inóspitos recônditos deste mundo podem ser penetrados e completamente alterados pelo poder de sua voz (faz tremer o deserto… despe as florestas). Impressionados, todos cantam “glória”!
Terceiro, porque a voz do Senhor é majestosa. Voz de rei, soberano. Uma voz cheia de autoridade, que exige obediência, submissão e serviço dos que a ouvem em seus corações. Ela carrega consigo palavras que regem a vida, orientando passos, decisões e relacionamentos. Somente sua presença ao ouvido garante a experiência da bênção da paz (o Senhor dá a seu povo a bênção da paz).
Em Jesus Cristo a voz de Deus soou como nunca, antes, na história. Foi ouvida dos céus, quando disse “este é meu filho amado, em quem tenho todo prazer”, e perpetuou-se a partir da cruz e da ressurreição, uma vez que continua sendo ministrada pelo Espírito Santo diretamente ao espírito daqueles que crêem em seu nome. Por Jesus, Deus nos fala real, poderosa e majestosamente; e suas ovelhas reconhecem sua voz!

Fonte: Pr. Marcelo Gomes - www.inforgospel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário