Pages

quarta-feira, outubro 19, 2011

Reflexão: O que acontece quando perdemos o nosso sabor?


Certo dia me aconteceu de estar tomando um copo de suco e em seguida comer algum doce, no mesmo momento as propriedades contidas no suco e no doce que ingeri,  gradualmente chegaram  a um sabor neutro, portanto assim é as pessoas que durante a vida perderam o seu sabor.
O Cloreto de sódio (NaCl), conhecido como sal para perder o seu sabor não é noite para o dia, existe alguns aspectos que ficam em necessidade para que ele não produza suas propriedades que se constitui o seu sabor.
Ausência do vento, da luz e do calor que é o Espirito Santo acarreta na vida do cristão a ausência do poder, consolação e direção de Deus, que produz o sabor insipido.
O texto abaixo foi retirado do Ev. de Mateus (cap.5 vers.13), quando Jesus fala no Sermão da Montanha.
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”
Jesus ao proferir essa palavras, queria deixar uma mensagem aos seus discipulos, de que eles são o sal da terra, ou seja, eles deveriam ter sabor e o poder de se preservar da corrupção.
Todavia Jesus deixa uma pergunta, sobre o que se fará com o sal insipido, ou seja o sal sem sabor, da mesma forma te questiono, o que se fará ao sal insipido?
Primeiro o sal, ele é rotulado como inutil, como algo que não serve e nem presta mais para nada. Através do profeta Jeremias Deus adverte o seu povo, por meio de uma parábola:       Este povo maligno, que recusa ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta.” Jr. 13:10
A parábola, acima traz um significado que o povo havia deixado o relacionamente e intimidade com Deus, então Deus esconde em uma fenda de uma rocha o seu cinto que havia comprado, mas passado alguns dias o cinto apodrece e para mais nada presta.
Segundo quando o sal perde o seu sabor, ele é lançado ou jogado fora, pois perdeu sua validade ou utilidade, entretanto Jesus exorta sobre o que se acontecerá com aqueles que são lançados fora.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.” Jo 15:6
Ultimo o sal é pisado pelos homens, ou seja, chega um ponto de declinio total em que não será mais usado pelos homens, perdeu total o seu valor, assim da mesma forma nos aplica, perdemos o nosso valor e a nossa essencia de adorar e buscar a Deus.
Portanto o sal é um dos ingredientes, necessários na vida do ser humano, pois sem ele pode ocasionar á alguns problemas de saúde, assim é de importancia na vida do cristão o sabor do sal, pois este sabor mostrará a diferença que o cristão faz no mundo.

Por Rafael Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário