Pages

sexta-feira, setembro 16, 2011

Estudo: Qual é a sua história?


Você conhece a história de José do Egito?
Vou resumir ela para você entender.
Em Gn 37, a Bíblia inicia sua história quando ele tinha 17 anos, na época ele era o caçula, e eu como caçula também, sei como os irmãos mais velhos “aproveitam” disso, mas como caçula, é o mais protegido pelos pais também. Mas ele teve 2 sonhos, e nesses dois sonhos era como que seus irmãos se encurvavam perante ele. No versículos 5 e 8 diz que seus irmãos passaram a odiá-lo ainda mais por causa disso. Daí no versículo 11 diz que seus irmãos tiveram ciúmes dele.
Daí certo dia seus irmãos estavam apascentando os rebanhos do pai, e a mando dele, José foi vê-los, e antes de chegar, no versículo 18 diz que seus irmãos planejaram matá-lo. Mas seu irmão Ruben não consentiu com isso e deu a idéia de apenas jogá-lo em um poço, pensando que depois o levaria para casa (v. 22).
Mas daí uma caravana de ismaelitas passava por ali com destino ao Egito, e ao invés de matar seu José, eles o venderam para esse grupo. E para confirmar seu desaparecimento, eles pegaram sua túnica, rasgaram e mancharam de sangue e mentiram para o seu pai dizendo que um animal havia matado José.
Até aqui na história de José tem: ódio, ciúmes, desejo de matar, mentira, e tudo isso por parte dos seus irmãos.
Quando estava no Egito um homem chamado Potifar o viu e o fez escravo em sua casa, e como ele era um rapaz bonito, forte e sábio, este o fez chefe de tudo na sua casa, menos é claro da sua esposa. Mas aconteceu que a esposa de Potifar desejou José, e começou a investir para este deitar com ela. Mas José não fez conforme ela quis, mas teve um dia que ela deu um cheque-mate, quando percebeu que só tinha eles dois na casa partiu para cima dele, mas ele, ao invés de ceder, saiu correndo, deixando suas roupas na mão dessa mulher, e para não perder o casamento, essa mulher inventou uma mentira dizendo que José havia atacado ela, querendo se deitar com ela, e por causa dessa mentira, José foi preso.
E na prisão (Gn 39:22) a Bíblia diz que  carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. E estando na prisão, dois servos que rei que lá estavam, cada um teve um sonho, e José interpretou esses sonhos. E aconteceu conforme José tinha dito, e um deles foi restaurado ao seu cargo no palácio real. E um dia o Rei teve um sonho, e ninguém pôde interpretar esse sonho, até que aquele servo que esteve preso se lembrou de José e avisou ao rei que havia um homem que poderia interpretar, e o rei mandou chamá-lo, e depois de interpretar o sonho, o rei o fez governador do Egito porque sabia que ele tinha um Espírito excelente.
Humanamente falando, José tinha todos os motivos para se rebelar contra Deus, e para ser a pior pessoa do mundo, mas graças a Deus que ele manteve a sua fé em Deus e não se desviou da Sua vontade.


Quem sabe a sua história se assemelhe a história de José. Na questão de haver ódio, ciúmes, desejo de morte, mentiras, injustiça e outras coisas. Daí isso nos leva para o Salmo 73, onde vemos 2 grupos de pessoas:
 1 - Os que vivem a vida como querem e não se preocupam com nada
 2 - Os que vivem de forma correta, e se esforçam para o certo, mas parece que não vale à pena
Do verso 2 ao 12, o salmista descreve esse primeiro grupo, dizendo que eles fazem o que querem, aprontam não se preocupando com nada e ninguém, e parece que tudo dá certo para eles.
E do verso 13 ao 17 ele descreve esse segundo grupo, no qual ele se incluía, que faz o que é certo, não passa ninguém para trás, evita o pecado e as coisas erradas, mas parece que não adianta e que isso não faz nada de bem para eles.
Mas ele revela algo fascinante no verso 17 que diz: “até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios “. A presença de Deus revela a verdade. Mesmo que aparentemente as coisas se pareçam injustas, Deus é um Deus justo e há de julgar a todos conforme a Sua justiça.

Quem sabe você diga assim: Deus não sabe o que eu passo, não sabe o que eu vivo! Ele não se preocupa comigo. Ele esta muito bem no Seu trono, e nem dá a mínima para mim. E quem sabe o que você passe te leve a se rebelar contra seus pais, contra a Igreja e até mesmo contra Deus, e você ainda diz: “Eu tenho motivos”. Você até pode pensar e dizer que Deus não se importe com você, e que você não merece tanta injustiça e coisa ruim acontecendo.
Mas eu te digo que Ele não apenas sabe o que você passa e precisa, mas como Ele se fez igual a você e viveu o que muitas vezes vivemos. E isso nos leva a Filipenses 2:5 a 8 que diz: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”.

     - Quem sabe na sua história tenha desprezo - Jesus foi desprezado pelo fato de levar os pecados de todos
     - Quem sabe na sua história tenha maus tratos - Jesus foi mau tratado
     - Quem sabe na sua história tenha zombaria - Jesus foi zombado na cruz
     - Quem sabe na sua história tenha acusações - Jesus foi acusado de expulsar demônios pelo espírito de belzebul
     - Quem sabe na sua história tenha pecado - Jesus não pecou, mas Ele levou sobre si os pecados de todos
     - Quem sabe na sua história tenha falta de compreensão - As pessoas das quais Jesus veio, não o compreenderam
     - Quem sabe na sua história tenha injustiça - Jesus foi injustiçado no seu julgamento

Não existe história que Jesus não se encaixe! Por isso que eu te digo, independente da sua história, do que você passou ou não, Jesus é o único que pode fazer a sua história ter um final feliz. Ele não apenas sabe, vê e conhece, mas ele sofreu da mesma forma que você e eu, e por causa de tudo isso, Ele é suficientemente capaz de te ajudar e de escrever a história de Deus na sua vida.
É por isso que em Jo 15:5b Jesus disse que sem Ele não podemos fazer nada.

Existe uma diferença enorme entre ter a presença de Deus conosco e não ter. No Cap. 39:2 diz que o Senhor estava com José quando estava na casa de Potifar. Quando estava preso, no versículo 21 diz que o Senhor estava com ele e o tratou com bondade. Quando José interpretou o sonho do rei, este reconheceu que Deus era na vida de José.
Não vou dizer que é fácil, mas quando temos a presença de Deus conosco, nós venceremos na Sua força, na Sua sabedoria e no Seu poder.
Em Mt 28:20 Jesus disse: “Eis que estou convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos”.

E isso nos leva a ver que Deus tem os Seus propósitos para a nossa vida, e que muitas coisas são necessárias que passemos para que esses propósitos sejam realizados em nós. Em Sl 139:16b diz: “todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”.
Olha que maravilha, assim como aconteceu com José, Deus tinha planos para ele, os quais revelara em sonhos, e para que esses planos fossem realizados, José teve que passar por tudo o que passou, mas Deus sempre esteve com ele.
Da mesma forma somos você e eu, Deus tem planos definidos para as nossas vidas, e para que esses planos se realizem, é preciso que coisas aconteçam conosco, mesmo que aparentemente não sejam coisas boas, é preciso crer que Deus esta conosco e que Ele sabe o que faz, quando faz e como faz.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário