Pages

quinta-feira, setembro 01, 2011

Estudo: O seu relacionamento com as pessoas é do tipo Tênis ou Frescobol?


Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” João 13:34

Deus criou eu e você não para nos isolarmos, nos escondermos uns dos outros, mas sim, para nos relacionarmos. Existe um falso pensamento sobre relacionamentos, de que devemos apenas conviver com pessoas com nos agradam, que nos alegram, que nos dão prazer, mas Jesus vem, e nos diz: “se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”, não é para nos agredirmos verbalmente ou até fisicamente, mas sim, ter um gesto diferente do que nossos impulsos e até a sociedade ensina, devemos nos relacionar até com quem nos fere, oferecendo a outra face. Alguém diz: “é muito difícil”, eu assino embaixo, mas é o dever do cristão que desejar desfrutar das mansões celestiais preparadas por Cristo.
Pensando sobre relacionamento, podemos compará-lo como um jogo de tênis ou frescobol. O jogo de tênis para ser praticado, é essencial ter duas raquetes, uma bola, uma quadra e dois jogadores. O objetivo dos jogadores é de fazer o adversário errar. O erro é caracterizado na incapacidade do jogador devolver a bola. O jogo termina no momento em que adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro. O frescobol é parecido com o tênis, são necessárias duas raquetes, uma bola e dois jogadores. No entanto, o que diferencia o tênis do frescobol, é objetivo do jogo, o primeiro visa jogar bolas difíceis de serem devolvidas para o outro jogador, o segundo visa devolver a bola o mais fácil possível para que o jogo continue. Caso a bola venha com efeito que possa cair, o jogador sabe que não foi de propósito e procura devolver a bola com facilidade para que o outro jogador possa devolve-la e o jogo continuar.


Nossos relacionamentos, seja no trabalho, nos estudos, na família, no casamento, na igreja, no ministério, pode ser caracterizado com o tênis ou frescobol. O nosso relacionamento é comparado ao jogo de tênis quando diante das dificuldades encaramos as críticas como ofensas as nossas pessoas, daí ofendemos a pessoa que nos fez a crítica, quando diante dos desentendimentos ressuscitamos erros que podem magoar alguém, quando em alguma discussão trocamos palavras torpes, quando nos fazemos de vitimas, quando difamamos as pessoas para outras, e outras coisas mais, são vistas em todo tipo de relacionamento, principalmente no desenvolver dos ministérios com nossos amigos e irmãos. Porém nosso relacionamento pode ser comparado ao jogo de frescobol, quando diante das dificuldades recebemos as críticas como oportunidades de melhoria, quando diante das discussões não ofendemos as pessoas apontando seus erros do passado, quando não criticamos as pessoas e sim suas idéias, e outras atitudes mais.
Qual é o tipo do seu relacionamento que você desenvolve??
A verdade é que Jesus disse que um novo mandamento Ele nos dava: “Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” Este mandamento nos dá a esperança de mudarmos o tipo de relacionamento com que ele é caracterizado de tênis para o do tipo frescobol.
Vamos para com as desculpa de que é difícil demais para mim e de que Jesus conseguiu realizar este mandamento com maestria porque Ele era Deus. Na realidade somos humanos e falhos, e realmente é muito difícil, mas Deus se fez homem para nos mostrar que para nós também é possível.
Reflita sobre este artigo, e desenvolva um relacionamento do tipo frescobol e não do tipo tênis. Deus te abençoe!!

Estudo feito por Kayo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário