Pages

segunda-feira, agosto 29, 2011

Estudo: O Senhor é o seu Senhor?


Muitas pessoas amam o Salmo 23, pois fala o que acontece quando o Senhor é o nosso Senhor. Gostaria apenas de ressaltar o verso primeiro que diz: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”.

Perceba que é uma crença e uma atitude de ter e fazer o Senhor o nosso Senhor. Acontece assim, se eu O tenho como Senhor, Ele é Senhor, mas mesmo que eu não O tenha como Senhor, Ele não deixa de ser Senhor. Ele apenas não será o meu Senhor. Entendeu?
Mas como é maravilhoso ter o Senhor como o nosso Senhor. Perceba que é algo pessoal, é algo íntimo e exclusivo.

Daí eu já te faço uma pergunta: Você tem o Senhor como seu Senhor?
Quando falamos de o Senhor ser o nosso Senhor, estamos dizendo que Ele tem poder e domínio sobre as nossas vidas, estamos dizendo que nós O reverenciamos, estamos dizendo que nós confiamos nossas vidas a Ele, estamos dizendo que O seguiremos e obedeceremos tudo o que Ele disser e mandar, estamos dizendo que somos Seus servos.

Mas gostaria de ver com você o texto de 2 Tessalonicenses 3:5 que diz: “O Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo”.
Nesse começo do capítulo 3 Paulo faz alguns pedidos de oração, faz algumas afirmações e profere essa benção aos Tessalonicenses.
Lembrando que Paulo ressaltou que essa Igreja era modelo (1 Ts 1:7), e que eles cresciam na fé e no amor uns para com os outros ( 2 Ts 1:3) e que essa benção seria realidade para eles por tudo o que eles demonstravam em Cristo Jesus.


Então assim como Davi disse no Salmo 23:3 que quando o Senhor é o seu Senhor, Ele o guiará pelas veredas da justiça, Paulo também disse que o Senhor nos guia, ou conduz.
Quando Paulo usa o termo “conduza” podemos entender algumas coisas:
1) Deus guia
2) Deus orienta
3) Deus está junto
4) Deus chama a responsabilidade para Ele
5) Deus nos carrega em Seus braços
6) Deus abre o caminho
7) Deus sabe o que faz, quando faz, porque faz e com quem faz

Então vamos dizer assim, de acordo com a sua fé e dedicação em Deus, e do seu relacionamento com Ele, Ele te conduzirá. Mas não conduzirá de qualquer maneira e nem para qualquer destino.

1. Ele te conduzirá ao amor de Deus
O amor de Deus é indescritível. Que coisa maravilhosa é o amor de Deus.
Pelo Seu amor, Ele nos proveu a salvação (Jo 3:16).
Deus não apenas ama, mas Ele é o amor (1 Jo 4:8), e Ele sendo o amor, vemos que Ele é perfeito, e sermos conduzidos ao amor de Deus, seremos conduzidos a salvação, ao lugar de abrigo, a fortaleza e a certeza.
Sermos conduzidos ao amor de Deus vamos reconhecer a nossa situação, e a nossa dependência d´Ele, e assim sendo, passaremos a enxergar de acordo Ele enxerga, e sendo assim muita coisa será diferente e será melhor para nós e para todos.
Sabendo que Deus é amor, vamos ver como a Bíblia descreve o amor. Em 1 Coríntios 13:4-7 diz: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.
Paulo disse em Romanos 8:38-39 que nada pode nos separar do amor de Deus: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Em 1 Jo 5:3 diz: “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos”
E vemos que o amor de Deus dura para sempre, como diz em Sl 136:1: “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre

2. Ele te conduzirá a perseverança de Cristo
Poderia dizer que o amor de Deus é o início, e a perseverança é o meio que conduz ao final.
Em Filipenses 2:5–8 diz: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”.
A perseverança de Jesus O fez ir até o final, e se Ele não tivesse ido até o final, Ele não seria o nosso salvador, mas graças a Deus que Ele perseverou, e Ele mesmo disse que faríamos as mesmas coisas que Ele fez, e até maiores.
E como disse, a perseverança é o meio que nos conduz ao final. A sua fé em Deus não é vã, ela não é uma fantasia nem tão pouco algo irreal, mas ela é real e pode te conduzir a realidades espirituais que você nem imaginar. Em 1 Pe 1:9 diz: “Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas”.

Permita que o Senhor seja Senhor na sua vida, e que Ele te conduza aquilo que Ele tem preparado para a sua vida. Se o Senhor for Senhor na sua vida, essa benção de 2 Ts 3:5 será realidade na sua vida, e você desfrutará do que Deus tem para você.
Que Deus te abençoe e que você faça a escolha certa, e com certeza, você não ser arrependerá disso.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário