Pages

sábado, julho 23, 2011

Reflexão: Pare de querer achar desculpas

Você já deve ter ouvido a frase: Desculpa de aleijado é muleta! (Que fique claro: não estou zombando de ninguém).
Nós, muitas vezes, queremos arranjar desculpas para não assumirmos responsabilidades e compromissos com Deus.
Dizemos que não temos tempo, que não temos idade, que não temos capacidade, que não temos condições e tantas outras desculpas que damos. E quando fazemos isso, infelizmente, retardamos o agir de Deus em nossas vidas.

Vemos que isso aconteceu com Jeremias. No capítulo 1 de seu livro do versículo 4 a 10 diz: "Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares".
Deus o chamou, mas ele quis achar uma desculpa para não corresponder a esse chamado. Mas percebo que Deus nos mostra a realidade sobre nossas desculpas, e Ele nos mostra que isso não é nada comparado com o agir d´Ele em nós. E além disso, vejo que Deus pode abrir as portas necessarias, que Ele pode e vai capacitar e que Ele vai cumprir conforme o Seu propósito.

Quem sabe você me diga assim: Junior, o que eu tenho não é uma desculpa, mas é uma necessidade, ou até mesmo, uma deficiência.
Deixa eu te falar algo pessoal: Antes da minha mãe se casar, Deus disse para ela que ela teria 3 filhos homens, e que o caçula seria separado para a pregação do evangelho. E aconteceu o que Deus disse, eu sou o caçula de 3 e hoje Deus me fez ministro do Seu evangelho. Mas aconteceu que na minha infância fui atacado por um enxame de abelhas, e por causa do susto fique mudo durante 1 ano e meio da minha vida, e quando comecei a falar de novo, falava com muita dificuldade. Meus pais contam que na minha infância, depois desse fato, eles não entendiam quase nada do que eu falava. Sempre fui motivo de piada na minha escola, já tive o desprazer de estar falando e pessoas rirem da minha cara por causa da fala, não vou dizer que muitas vezes não tenha pensado em parar com muita coisa por causa disso, mas quando entendi o chamado de Deus para a minha vida eu disse: Deus, o que eu tenho é uma fala imperfeita. Mas dai foi que percebi que não adiantava querer dar essa desculpa, porque Deus me levou em 2 Co 12:9 que diz: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo".
Quando queremos ficar dando desculpas para não assumirmos compromissos e responsabilidades em e com Deus, nós não viveremos o poder de Deus em nós.
Deus quer e pode aperfeiçoar a sua vida, e Ele fará isso nas áreas que você tenha mais carência. Pare, em nome de Jesus, de olhar para as suas condições, para as suas imperfeições, mas permita que o poder de Deus seja aperfeiçoado na sua vida. E se você é perfeito, tem condições e não faz, em nome de Jesus, peça perdão a Deus, e assuma responsabilidades e compromissos com Deus, pois Ele vai te ajudar, te abençoar, abrir as portas e fazer grandes coisas, para que o Seu nome seja glorificado.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário