Pages

quarta-feira, julho 13, 2011

Estudo: Sobre chamado e ministério

Você tem um chamado da parte de Deus. Deus tem um propósito definido com você. Mas é preciso que você entenda algumas coisas sobre isso.
Espero que esse estudo te ajude.

- Ele não serve para status mas para exaltar a Deus
Apesar de ser uma grande honra e privilégio, ele não é para a exaltação humana. Dai você me diz: Mas é inevitável estar em evidência. E eu concordo com você. Quem prega, canta, dirige, ora, visita e assim por diante, está em evidência, mas a exaltação deve ser unicamente para Deus.
Se Deus te chamou e te colocou no ministério não é porque é melhor do ninguém, mas isso demonstra a graça e a misericórdia de Deus sobre a sua vida, só isso.
João batista disse, em Jo 3:30: "É necessário que ele cresça e que eu diminua". E João estava dizendo a respeito de Jesus Cristo.
Em Is 48:11b Deus disse: "E a minha glória não a darei a outrem". Somente Deus é digno de toda glória, honra, exaltação e louvor, se Ele, pela Sua graça e misericórdia te colocou no ministério é para exaltar o Seu nome.
Claro que podemos nos alegrar pelo ministério e agradecer a Deus por isso, mas ele não serve para status mas para a exaltação do Senhor nosso Deus.

- Ele não é só título, mas descreve a função
Em Ef 4:11: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores"
Quando Paulo faz essa lista, ele não está apenas falando sobre título, mas sobre a função que as pessoas desenvolvem na Igreja. Não adianta ter o título e não desenvolver a função. Enquanto tem muitos que não tem título mas desenvolvem a função. E o que importa é desenvolver a função, porque Deus não chama pessoas com títulos, mas capacita os que se doam para desenvolverem a função.


- Ele é para aperfeiçoamento
Ef 412a diz: "Querendo o aperfeiçoamento dos santos". Ninguém que é chamado e recebe um ministério da parte do Senhor é 100% perfeito. 
Mas vemos que Deus capacita e aperfeiçoa os que correspondem ao chamado e ministério.
Nem sempre acertaremos, mas Deus nos dá oportunidades para acertarmos. Nem sempre ganharemos, mas Deus nos dá oportunidades para ganharmos. E quando falamos sobre aperfeiçoamento, estamos falando sobre ser melhor do que era, ser mais do que era, e é aperfeiçoado para um propósito.

- Ele é para não ficar ocioso
Ef 4:12b diz: "para a obra do ministério". Chamado e ministério é para colocar mãos a obra. Muitos usam disso para apenas mandar e não fazer nada. É claro que o líder exerce uma influência de organização para delegar as pessoas trabalhos, mas ele não pode pensar que não pode e não deve colocar mãos a obra.
Em 2 Pe 1:8 aprendemos que não devemos ser ociosos em relação ao chamado de Deus para as nossas vidas.

- Ele é para a edificação do Corpo de Cristo
Como já falamos acima, chamado e ministério não é para a pessoa usar para a sua própria ganância, e nem para exaltação a si própria, mas serve para edificar o Corpo de Cristo. Porque não é dado todos os dons para uma mesma pessoa, mas é distribuído para várias pessoas diferentes dons.
Em Ef 4:12c diz: "para edificação do corpo de Cristo". Você faz parte do Corpo de Cristo, e como membro desse corpo você é importante para o todo, e você também depende de outros membros

- Ele é para agradar a Deus e não a homens
Em Gl 1: 10 diz: "Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo".
Se você quiser agradar a homens, você se frustrará, e osso dizer que vai morrer tentando. Quando eu falo sobre agradar a homens, estou dizendo que a sua prestação de contas não é com homem, que quem te colocou no ministério não foi o homem, apesar de seu ministério depender de pessoas e almas, quem deve se agradar da sua vida é Deus.
Como sabemos, nem Jesus agradou a todos, mas Ele permaneceu fiel a Deus para agradá-Lo, e no final de seu ministério Ele disse em Lc 22:42: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua". O que importa é que a vontade de Deus seja feita. Que a sua preocupação e dedicação seja essa todos os dias até o final.

- Ele serve para cumprir o propósito divino
Conforme lemos em Sl 67: 1 e 2 que diz: "Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações". Vemos que Deus não abençoa a todo e sem um propósito definido.
Se Deus te chamou e te colocou no ministério é porque Ele tem planos definidos com você e através da sua vida. Ministério é fazer cumprir a vontade de Deus.
Em At 26:19 Paulo disse: "Assim, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial". E podemos dizer que por causa disso Deus fez de Paulo alguém que manifestou a Sua glória e poder. 
Seja obediente a visão celestial e procure viver e cumprir o propósito de Deus na sua vida, porque assim sendo dará tudo certo.

Que Deus te abençoe, e desfrute da forma correta o seu chamado e ministério

Estudo feito por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário