Pages

quarta-feira, julho 27, 2011

Estudo: Marcas

Você ja deve ter visto em pelo menos um muro, pichações, pessoas que deixaram ali a sua marca, e muitas vezes, nesse caso, eles não são autorizados para tal coisa, mas eles deixaram sua marca.
Se você já viu alguma pintura em quadro, você viu que sempre tem a marca, ou ssinatura, do autor dessa pintura.
E sem dizer que tem aquelas pessoas que amam comprar coisas (roupas, calçados e etc) de marca. Pagam muito mais caro, mas só compram por causa da marca.
Mas todos nós desejamos deixar a nossa marca no mundo.
Tem aqueles que deixam a sua marca como algo bom e saudável.
Temos o caso do Dr. Martin Luther King, Jr. que disse a frase: "Eu tenho um sonho", em seu histórico discurso público no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro.
Posso falar sobre Thomas Alva Edison, o inventor da luz elétrica, da forma que a conhecemos e usamos ela. E não apenas isso, mas ele registrou mais de 1000 patentes, e revolucionou não apenas o período presente, mas os nossos dias também.
E temos casos de quem deixou a sua marca, mas que não foi algo bom e nem saudável.
Posso usar o caso do Mister M. Ele começou a revelar as mágicas, de como eram feitas, e ele deixou a sua marca no mundo, e dizem que por causa disso, alguns queriam até matá-lo.

Vemos, por exemplo, que um dono coloca sua marca em seus pertences para dizer que aquilo é dele. Paulo disse em 1 Co 9:2: "Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor".
Deus coloca Sua marca em nós também, Paulo disse isso em 2 Co 1:22: "O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações".

Vemos que Deus deixou Sua marca no mundo e na história da humanidade. Um exemplo que posso te dar, é das 10 pragas do Egito. Nas duas primeiras pragas os magos e feiticeiros imitaram, mas na terceira eles já confessaram dizendo que era o dedo de Deus (Ex 8.19).
A história, e fatos concretos, comprovam as histórias bíblicas e tudo isso é a marca que Deus deixou na terra.

Como hoje vivemos no mundo da tecnologia, vemos que muitos fazem "bizarrices" para deixar a sua marca. Registram fatos para disponibilizarem na internet, e eu me pergunto muitas vezes: Como ele(a) teve coragem de colocar isso para todos verem? Vejo que é uma forma de deixar sua marca no mundo, mesmo que seja para "queimar a cara".
O Apóstolo Paulo disse qual marca ele deixou, e como ele a deixou. Em 2 Co 3:3 ele disse: "Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração". É lindo vermos isso, que é possível deixar pessoas marcadas com o evangelho e amor de Cristo, e isso com o Espírito de Deus.


Jesus foi quem revelucionou o mundo. Ele mudou a história da humanidade em A.C. e D.C., e Ele deixou Sua marca no mundo. Sua marca de amor, Sua marca de esperança, Sua marca de transformação, e essas marcas valem até o dia da Sua segunda vinda. Jesus quer e pode marcar a sua vida, para depois d´Ele te marcar, você possa marcar outras pessoas. Que coisa maravilhosa, termos em nós as marcas de Jesus Cristo, e foi isso o que Paulo disse em Gl 6:17b: "porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus", e deixe-me te dizer uma coisa, isso é um grande prazer e honra para o ser humano.
Quem sabe você tenha sido marcado pelas drogas, pela prostituição, pelo vício e tantas outras coisas ruins, e isso são marcas que você levará sempre com você, mas eu quero te falar de outras marcas que são maiores e que podem encobrir essas marcas.
Dai você me pergunta assim: Mas quais são as marcas de Jesus? E eu vou te dar algumas respostas:
1) Marca do Propósito
Apesar que a Bíblia só relata poucos acontecimentos de Sua infância, e não relata Sua adolescência e juventede, mas vemos na vida de Jesus, desde Seu nascimento, uma vida de propósito. Ele foi enviado a terra com um propósito, e Ele viveu de acordo esse propósito e para que isso fosse realizado em Sua vida.

2) Marca da Aceitação
No jardim do Getsêmani Jesus disse, em Mt 26:39: "E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres". Vamos ser francos: aceitar a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas é a melhor opção que podemos escolher.
Assim como Deus definiu um propósito para Jesus viver, Ele define propósitos para as nossas vidas, e vai da sua escolha de querer viver ou não.

3) Marca da Humilhação
Jesus foi humilhado de várias formas, mas em todas Ele se manteve firme. Ele foi acusado de expulsar os demônios pelo espírito de belzebu (Lc 11:15), zombaram d´Ele na cruz desafiando-O a descer de lá para provar que Ele era mesmo o Cristo (Mt 27:40). E Ele disse em Mt 5:11: "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa".
Isso vai contra o ensino da teologia moderna, que diz que o filho e servo de Deus não pode passar humilhação; que ele não deve levar desaforo para casa. Mas que fique claro uma coisa: Jesus enfatizou que quando a pessoa é injuriada por causa d´Ele, isso é motivo de alegria. E se isso acontecer com você, dê graças a Deus.

4) Marca do Sofrimento
Além do sofrimento psicológico, Jesus sofreu em Sua carne, em Seu corpo. Como narram os evangelhos, o Seu corpo foi dilacerado, colocaram n´Ele uma coroa de espinhos, Suas mãos e Seus pés foram pregados no madeiro, e por último rasgaram Sua barriga.
Vários discipulos e apóstolos foram torturados e mortos por amor a Cristo. Deixa eu te perguntar: Se isso aconteceu com Jesus e tantos personagens bíblicos, porque não pode acontecer conosco? Somos melhores do que eles? Olhe o que diz em Fp 1:29: "Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer n´Ele, como também padecer por Ele". Jesus te deu vida, agora faça o mesmo, se preciso for, não dê sua vida por mais valiosa do que sofrer e morrer por Ele.

5) Marca da Fidelidade
Jesus Se manteve fiel diante das acusações, dos maltratos, das injúrias, e foi fiel até a morte, mesmo morrendo da pior forma, e tudo isso por amor, e para que se cumprisse n´Ele a vontade de Seu Pai. E Ele nos ensinou que podemos nos manter fiéis em tudo, sem nos corrompermos com esse mundo.
Tem uma frase que li em vários carros e lugares que diz: Deus é Fiel! Isso é muito lindo, pois Deus é Fiel mesmo, e isso ninguém pode dizer o contrário, mas em cima dessa frase, eu te faço uma pergunta: E você? Dizer que Deus é Fiel é fácil e não esta dizendo nada mais que a verdade, mas agora afirmarmos que nós somos fiéis, é outra história. Paulo disse em 1 Co 4:1 e 2: "Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel".

6) Marca da Glorificação
Deus exaltou Jesus acima de tudo e todos, e o nome de Jesus tem todo o poder.
Não pense você que Deus não te recompensará de todo seu trabalho na Sua obra. Em 1 Co 15:58 diz: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor".
E em Cl 3:4 diz: "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória". Jesus está com você na hora da luta, do sofrimento e tudo mais, e Ele estará na hora da glorificação. Apesar de ser bom que os homens reconheçam nosso trabalho e dedicação, mas não espere isso, creia e saiba que Deus te exaltará, e isso pode ser na terra, mas principalmente no céu de glória.

Essas marcas se resumem em Fp 2:5-11 que diz: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai".

Quem sabe você me diga assim: Mas Junior, Jesus foi maltratado, seu corpo foi dilacerado, além de dizer da Sua humilhação e tudo mais. E eu vou concordar com você, mas deixa eu te falar uma coisa, seu corpo de carne foi dilacerado, mas não a Sua alma, e tudo o que Ele passou foi para um propósito espiritual excelente. Paulo explicou isso em Rm 8:18 dizendo: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada". As marcas de Jesus dizem que algo maior, melhor e eterno está nos esperando no Céu.
Em 2 Co 1:22 Paulo disse: "O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações". O Espírito Santo na sua vida, quer dizer que você pertence a Deus, como diz também em 1 Pe 2:9: "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".
Deixe Deus marcar a sua vida, para você marcar esse mundo!

Estudo feito por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário