Pages

quinta-feira, abril 15, 2010

Reflexão: Que tipo de pessoa você é?

Essa matéria foi retirada do livro "O Sucesso está em você" de John C. Maxwell. Todos direitos são dele.

Ele diz que existem 4 tipos de pessoas no que diz respeito a relacionamentos:

1) ALGUMAS PESSOAS AGREGAM ALGUMA COISAS A VIDA - NÓS GOSTAMOS DELAS
Muitas pessoas neste mundo desejam ajudar os outros. Essas pessoas são somadoras. elas tornam a vida dos outros mais agradável. São os levantadores sobre os quais Wilcox escreveu. O evangelista D. L. Moody aconselhava as pessoas a...

fazer todo o bem que puderem,
a todas as pessoas que puderem,
de todas as maneiras que puderem,
por quanto tempo puderem.

Moody era um somador.
As pessoas que agregam valor aos outros quase sempre o fazem intencionalmente. Digo isso porque agregar valor aos outros exige que uma pessoa dê muito de si, e isso raramente acontece por acaso.
O escritor Frank Tyger diz: "A amizade consiste em um ouvido disposto, um coração compreensivo e uma mão para ajudar.

2) ALGUMAS PESSOAS SUBTRAEM ALGUMA COISA DA VIDA - NÓS AS TOLERAMOS
Em júlio César, o personagem Cassius, do dramaturgo William Shakespeare, afirma: "Um amigo deve carregar os fardos de seu amigo, mas Brutus torna os meus mais pesados do que já são". É isso que fazem as pessoas que subtraem. Elas não carregam nossos fardos, e tornam mais pesados os que já temos. O que é triste sobre as pessoas que subtraem é que o que elas fazem geralmente é intencional. Se você não sabe como somar. então você provavelmente subtrai por padrão.
Nos relacionamentos, receber é fácil. Dar é muito mais difícil. É parecido com a diferença entre construir algo e destruir. Custa a um artesão capacitado muito tempo e energia para construir uma linda cadeira. Não requer nenhuma capacidade destruir essa cadeira em uma questão de segundos.

3)  ALGUMAS PESSOAS MULTIPLICAM AS COISAS NA VIDA - NÓS AS VALORIZAMOS
Qualquer um que quiser pode se tornar um somador. Basta apenas um desejo de levantar as pessoas e a intenção de levar o plano adiante.
Você provavelmente tem pessoas assim em sua vida, pessoas que vivem para ajudá-lo a brilhar e têm suas habilidades necessárias para ajudá-lo no caminho. Se conseguir pensar em pessoas que desempenharam o papel de multiplicador em sua vida, para e tire um tempo para ligar ou escrever para dizer o quanto elas significam em sua vida.

4) ALGUMAS PESSOAS DIVIDEM AS COISAS NA VIDA - NÓS AS EVITAMOS
R.G. LeTourneau, inventor de vários tipos de equipamentos pesados para tratar a terra, diz que sua empresa costumava fazer uma raspadeira que era conhecida como Modelo G. Um dia, um cliente perguntou a um vendedor o que significava o G. O vendedore, como muitas pessoas em sua profissão, pensou rápido e respondeu: "O G significa gossi (fofoca), porque, como um fofoqueiro, essa máquina move rápido muita terra e sujeira!".
As pessoas que dividem são pessoas que vão realmente "levá-lo para o fundo do poço", elas o rebaixarão o máximo que puderem, quantas vezes puderem.
As pessoas que dividem causam tanto dano porque, diferentemente das que subtraem, suas ações negativas geralmente são intencionais. São pessoas nocivas que querem fazer os outros ficarem mal para aparecerem "bem na fita". Como resultado, prejudicam relacionamentos e destroem a vida dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário