Pages

terça-feira, abril 27, 2010

Estudo: Os sofrimentos de Paulo por amor do Evangelho

1.    Nascido em Tarso, grande metrópole da Sicília, no início da era cristã.Da tribo de Benjamin, era fariseu, discípulo de Gamaliel. Zeloso nos costumes judaicos, o que o induziu a perseguir os cristãos.
2.    Jovem ainda e de grande reputação, consente na morte de Estevão e passa a perseguir veementemente os cristãos. O que fazia ao ir para Damasco?
3.    No caminho, ele se encontra com Cristo. ELE NÃO PERSEGUIA OS CRISTÃOS, MAS O CRISTO DELES. Ananias: “Eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo Meu nome”.
4.    Constituído APÓSTOLO DOS GENTIOS, vai para a Arábia. Volta para Damasco, onde testemunhou e teve que descer por um cesto, pela janela de uma muralha, At Gl 1:17 e 2 Co 11:32.
5.    Trabalhando no poder do Espírito Santo, instigado por mulheres ditas “piedosas”, de muita influência na cidade, é expulso de Antioquia, At 13:50 e segue  para Icônio, onde os judeus, projetando apedrejá-lo, At 14:5,6, os obrigaram a encetar fuga  para Listra, onde foi muito perseguido e apedrejado, At 14:18,19. Nessa ocasião, juntaram-se os judeus invejosos de Antioquia, Icônio e Listra, quando ele foi jogado para fora da cidade como morto.
6.    Levantando-se do apedrejamento, partiu para Derbe e outras cidades circunvizinhas.Participou da Assembléia em Jerusalém e, decidindo re-visitar as cidades que houveram evangelizado, contende com Barnabé, por causa de João Marcos. É separado do amigo querido, que não tinha a mesma visão, mas nem por isso a amizade acabou, Gl 2:1,9, embora Paulo o censurasse, Gl 2:13.
7.    Junta-se a Timóteo e Silas e segue para Filipos, por ordem de uma visão com varões macedônios, 16:9,10. Ali, é açoitado e preso. Liberto, segue para Tessalônica, onde Jasom, que os hospeda, é arrastado, preso e tendo que pagar fiança. Teve que fugir à noite, indo para Beréia, foi perseguido e o povo excitado contra ele. Foge para Atenas e vai a Corinto, onde é preso, julgado e expulso. Quem estava com ele (Sóstenes) foi espancado perante o tribunal, por apóia-lo.
8.    Em Éfeso, excitaram grandes tumultos contra ele, At 19:23 e lutou com feras, 1 Co 15:32. Dali segue para Tiro e Cesaréia, voltando a Jerusalém, onde é preso e julgado por INTRODUZIR NO TEMPO a Trófimo, um efésio. Paulo é arrastado para fora do templo e suas portas foram fechadas.
9.    Preso pelos romanos, Jesus lhe aparece: “CORAGEM! POIS DO MODO POR QUE DESTE TESTEMUNHO A MEU RESPEITO EM JERUSALÉM, ASSIM IMPORTA QUE TAMBÉM O FAÇAS EM ROMA”.
10.    Foi julgado por Félix, por Festo, por Agripa e por César.
11.    Enviado a Roma, sofreu naufrágio em Mileto, At 28:1. Na ilha de Malta, é provado por uma bicha e dado por marginal. Em Roma, foi preso. Sofreu frio na prisão, 2 Tm 4:13,21. Os amigos o abandonaram, por temerem a represália romana, 2 Tm 1:15-18. Escapara à boca do leão, 2 Tm 4:17 e pressente a sua morte, 2 Tm 4:18.
12.    Segundo testemunhos, foi decapitado em Roma, por Nero, nas grandes perseguições, em 67 ou 68 D.C., com média de 66 anos.

O SEU RESUMO: 2 Co 11:23-29 – mais trabalho que todos, muito mais em prisões; em açoites, sem medida (5 VEZES RECEBEU DOS JUDEUS UMA QUARENTENA DE AÇOITES MENOS UM – Dt 25:3= 40 – um a menos, para não exceder-se acidentalmente); em perigos de morte, muitas vezes. 3 vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado e dado por morto; 3 vezes em naufrágio, passou uma noite e um dia na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em  perigos de salteadores, em perigo entre patrícios (os da mesma nação), em perigo entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos ( A FALSIDADE ENTRE IRMÃOS O EXPUNHA A PERIGOS.
PELA SUA CONSAGRAÇÃO: Trabalhos e fadigas, vigílias, fome e sede, jejuns, frio e nudez.
PELO SEU AMOR: “Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame? “

ISTO TUDO É NECESSÁRIO?
At 13:52 – Antioquia: “os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo”.
At 14:7 – eles, porém, continuaram pregando o Evangelho.
At 14:19,20 – Após apedrejado em Antioquia e dado por morto, “levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe”.
At 16:25 – Filipos: “Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus.
At 17 – perseguido em Tessalônica, foge, mas deixa lá Silas e Timóteo  (por onde passava, ia deixando discípulos, pregadores da Palavra). Em Atenas, muitos se convertem.
At 18:5 – perseguido, Paulo resolve continuar e SE ENTREGOU TOTALMENTE À PALAVRA, TESTEMUNHANDO A TODOS QUE JESUS É O CRISTO.
Onde ele passava, muitos se convertiam, Igrejas eram abertas e Deus operava muitas maravilhas. Perseguido, ultrajado, difamado, controvertido, mas ATÉ OS SEUS LENÇOS CURAVAM OS ENFERMOS.
At 19:11 ,12: “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam de suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.”
SUAS DECLARAÇÕES:
-    “SOU PRISIONEIRO DE JESUS CRISTO: , Ef 3:1; 2 Tm 1:8; Fm 1.
-    “MAS O SENHOR SEMPRE ME ASSISTIU”, 2 Tm 4:17.
-    “O ESPÍRITO SANTO ME ASSEGURA QUE, DE CIDADE EM CIDADE, ME ESPERAM CADEIAS E TRIBULAÇÕES; MAS EM NADA TENHO A MINHA VIDA POR PRECIOSA, CONTANTO QUE COMPLETE A MINHA CARREIRA E O MINISTÉRIO QUE RECEBI DO SENHOR JESUS, PARA DAR TESTEMUNHO DO EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS.
-    Gl 2:20: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.
-    Gl 6:14 : “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo: .
-    Gl 6:17: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas do Senhor Jesus”.
-    1 Co 9:22,23 – “Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do Evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
-    “1 Co 9:27: “Esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.
-    1 Tm 4:6-8: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, o reto juiz, me dará naquele Dia; E NÃO SOMENTE A MIM, MAS TAMBÉM A TODOS QUANTOS AMAM A SUA VINDA”.

Feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário