Pages

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Reflexão: Porque dizemos a paz do Senhor?

Quero comentar um pouco sobre um costume que nós cristãos temos, que é o de cumprimentar os outros dizendo: "A paz do Senhor".
Existem costumes que não são bons mantermos. Lá em Isáias capítulo 1 do versículo 11 ao 14, Deus fala que está cansado de ver o povo fazer da forma que estava fazendo, pois aquilo era apenas um costume deles, e que não era de coração. (Leia aqui)

Mas não entrando em mérito de aceitação de Deus, mas quero me reter a esse nosso costume, que particularmente acho muito bom, o de cumprimentar nossos irmãos e irmãs em Cristo, desejando-lhes "A paz do Senhor".

Quero junto com você entender a diferença entre a paz do homem e a paz de Deus.

O Dicionário define a paz como a ausência de uma guerra, como um estado de não estar passando por problemas. Essa é a paz do homem.
Se eu não estou enfrentando problema, eu tenho paz. Se não tem ninguém me importunando, eu tenho paz. Se eu não tenho nada com que me preocupar, então eu tenho paz, e tantos outros motivos.

Agora quero que entendamos como que a Bíblia define a paz de Deus.
Em primeiro lugar em Filipenses 4:7a diz: "A paz de Deus, que excede todo o entendimento". Dai você me pergunta: porque a Bíblia diz que a paz de Deus excede todo entendimento?
Lá em 1 Coríntios 1:21 diz: "Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus". Não podemos querer entender as coisas de Deus (espirituais) com as coisas naturais (carnais), não tem como.
Então quando a Bíblia diz que a paz de Deus excede todo entendimento, não tem como querer entendê-la com a compreenssão humana. Dai você me pergunta: porque você está dizendo isso?

Em Lucas 8 do versículo 22 a 25 nos conta um fato em que Jesus e seus discípulos estavam em um barco, e no meio do mar veio uma tempestade, com as ondas bravas, com ventos fortes, e imagino o desespero dos discípulos ao ver essa cena. No meio desse tumulto eles não sabendo mais o que fariam, quiseram saber o que Jesus pensava a respeito, foi quando eles deram em conta uma outra cena mais inusitada ainda, Jesus estava dormindo. Isso mesmo, Jesus estava dormindo.
Conseguem enchergar a paz de Deus ai? E eu te faço outra pergunta: Onde está a "lógica humana" ai? Se é que existe! Por isso que a Bíblia diz que a paz de Deus excede todo entendimento. Pois quando, pela nossa lógica, pensamos que a única saída é o suicídio, é o assasinato, é a loucura, e etc, é que entra a paz de Deus.

Como disse, a paz do homem é a ausência de algo ruim, mas a paz de Deus, que excede todo entendimento, é ter paz no meio das coisas ruins.

Deixa eu te perguntar: Por acaso você conhece alguêm nesse mundo que não enfrenta e/ou passa por dificuldades? Se você conhece, me apresente, pois eu não conheci e não conheço.
Pois se a paz do homem é não passar por coisas ruins e etc, então poderia dizer que para nós é algo aparentemente impossível, correto?
Mas agora vamos nos reter um pouco mais na paz de Deus.
Ja falamos que a paz de Deus é ter paz no meio das coisas ruins. Um outro texto bíblico que sustenta essa idéia é a de João 16:33b: "No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".
Nesse texto entendemos exatamente a situação real do mundo "aflições", e vemos também muito claro a paz de Deus, "mas tende bom ânimo, Eu (Jesus) venci o mundo".

Então esse é o motivo pelo qual desejamos as pessoas "A paz do Senhor".
Nós não temos paz para dar, somente Jesus tem a verdadeira paz.

Dai alguém pergunta: Mas Junior, uma Igreja fala a paz de Deus, outra fala a paz do Senhor, etc, qual é o correto?
Você crê no mesmo que eu, que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são a mesma pessoa? E que Eles formam a Trindade Santa?
Se você crê no mesmo que eu, então não importa se você fala a paz de Deus, a paz do Senhor, a paz de Cristo, a paz de Jesus ou a paz do Espírito Santo, pois estamos falando da mesma pessoa e da mesma paz.

Então eu desejo a todos que estão lendo essa matéria que a paz do Senhor Jesus inunde a sua vida, e que Ele te ajude a vencer as aflições desse mundo.

Feito por Presb. Claudio S. Junior

6 comentários:

  1. Amem, A Paz do Senhor a todos que produzem e frequentam o blog.

    ResponderExcluir
  2. bom dia, junior, sou Adventista e gostaria de lhe fazer uma pergunta.
    Existe algum texto biblico que fala, CUMPRIMENTEI-VOS UNS AOS OUTROS COM A PAZ DE DEUS ? me falaram que existe pois até agora ninguem provo nada, claro que concordo que é uma saudaçao maravilhos em vez de falar oi, ou ola, entao me ajuda ai ...

    ResponderExcluir
  3. Junior Schimidt1/30/2012 02:33:00 PM

    Cleverson, a paz de Deus querido. É o seguinte, nós cremos na trindade santa, ou seja, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, e cremos que os 3 são a mesma pessoa, então é independente que digamos paz de Deus, de Jesus, de Cristo, do Senhor, do Espírito Santo e etc, pois cremos que seja a mesma pessoa e a mesma paz. Quando falamos isso estamos declarando a paz de quem tem paz verdadeira para dar.
    Quem te disse isso pode ter usado o texto de Fl 4:7 que diz: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus".
    A questão não é discutir se só a paz de Deus é certo dizer ou não, mas sim o fato de desejarmos a paz do príncipe da paz.
    Se quiser conversar melhor sobre isso me adiciona no msn (jr_schimidt@hotmail.com) e terei maior alegria e prazer em conversar com vc.
    Deus te abençoe e a paz do Senhor

    ResponderExcluir
  4. Amem. Gostei muito desse seu comentario

    ResponderExcluir
  5. A GRANDE PAZ DO SENHOR JESUS ACHEI MUITO INTERESSANTE,E POSSO TE DIZER Q APREDIR MUITO QUE DEUS CONTINUE ABRINDO SEUS OLHOS ESPIRITUAIS PARA Q PESSOA COMO EU POSSA ENGRESSAR NO ESPIRITO STO

    ResponderExcluir
  6. Irmao junior trindadi santa pois existe um so´DEUS
    joão cap 10.vs 30 Eu e o pai somos só um
    joão cap 14 vs 8

    ResponderExcluir