Pages

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Realidade: Drogas

Provérbios 14:12 "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte".

Não sou nenhum especialista sobre drogas, sou forçado a encarar esse tema porque ele me rodeia desde pequeno. Nunca fui usuário de maconha, cocaína, cigarro, cola de sapateiro, etc., mas convivi com pessoas viciadas, já tive sérios problemas na minha família com drogas. As drogas podem fazer um grande estrago nas famílias, causar muita miséria, desespero, dor, sofrimento, desesperança.

Como professor tenho me deparado com uma realidade a “cultura das drogas”. Crianças e adolescentes que tem contato com esse submundo, que professam as falsas vantagens de ser traficante, de ser usuário e de viver no mundo do crime. Existem muitos casos que o entorno no qual o indivíduo vive o influencia de tal maneira que muitas crianças não sonham em serem médicos, engenheiros, juízes, professore, etc. Eles desejam ser “bandido” o que é uma triste e miserável realidade, na nossa cidade e em nosso país.

O objetivo desse artigo é mostrar a realidade sobre as drogas que nos rodeia, o que a bíblia nos orienta e as possibilidades que existem pela graça de nosso Senhor Jesus de ser liberto desse mal.

Intitulamos “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc., desde um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro, e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.

O que leva uma pessoa a usar drogas?

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

Para acabar com a escravidão das Drogas: a possibilidade é Jesus

Em Lc 4:18 encontramos esta revelação “O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”.
Para destruir as obras do inimigo, libertar vidas da “cultura das drogas” a possibilidade é Jesus Cristo.
Caro leitor, nada poderá preencher o vazio que está dentro de você a não ser o próprio Deus, pois todos fomos criados a Sua imagem e conforme a Sua semelhança. Você foi criado a imagem de Deus, é o que diz Gn 1:27 "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou", e você foi feito para ser o templo do Espírito Santo, como vemos em 1 Co 6:19 "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo".


Você não esta sozinho, queremos ajudar você em oração, conselho e da forma que pudermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário